Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/11/18 às 10h01 - Atualizado em 13/11/18 às 10h48

Questionário ajudará pessoas a detectarem risco de diabetes

COMPARTILHAR

 

O Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão (Cedoh) promoverá, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), nesta quarta-feira (14), uma ação educativa voltada ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro. O evento ocorrerá das 8h às 12h e das 14h às 17h.

 

Cartazes serão colocados nas salas de espera da unidade e um questionário será aplicado aos visitantes do hospital, com sete perguntas específicas. A depender das respostas, será possível detectar, previamente, se a pessoa tem, ou não, um fator de risco para o diabetes.

 

O objetivo, com a identificação antecipada da doença, é fazer a intervenção adequada. Isto se dá por meio do incentivo à alimentação saudável, prática de atividade física e automonitoramento do açúcar no sangue. Ocorre, ainda, com a prescrição de medicamentos e insulinas para que os sintomas que interferem na qualidade de vida e as complicações de longo prazo sejam minimizados.

 

“Será uma ação voltada, principalmente, ao público que acompanha os pacientes. Vamos convidar os transeuntes a responder ao questionário e conversar com eles para analisarmos a situação de cada um”, informou a gerente do Cedoh, Eliziane Leite.

 

Segundo a gerente do Cedoh, Eliziane Leite, ação é voltada ao público que transita no Hran

 

Os últimos dados do Ministério da Saúde, referentes a 2016, estimam que 8,9% da população acima dos 18 anos, no Distrito Federal, são acometidas pelo diabetes, o equivalente a 260 mil brasilienses. Desses, aproximadamente, 70% recebem assistência da Secretaria de Saúde – cerca de 180 mil portadores da doença.

 

CEDOH – O centro especializado iniciou suas atividades em agosto do ano passado para oferecer assistência a pacientes com diabetes, obesidade e hipertensão. A unidade atende, atualmente, cerca de 1.400 pacientes por mês – de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Eles são direcionados pela rede pública de saúde ao Cedoh por meio da Central de Regulação.

 

A unidade possui uma equipe multiprofissional, composta por médicos (endocrinologistas, nefrologistas e homeopatas), enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. O Cedoh funciona na Entrequadra 208/408 Norte, em Brasília.

 

DIA MUNDIAL – Desde 1991, o 14 de novembro é celebrado pela Federação Internacional de Diabetes (International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Diabetes. O objetivo é chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da doença.

 

A data foi escolhida por ser o aniversário de Frederick Banting, o médico canadense que, com o seu colega Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da insulina em 1921.

 

SERVIÇO

Ação do Dia Mundial do Diabetes

Data: 14/11/2018

Horário: 8h às 12h e das 14h às 17h

Local: Hospital Regional da Asa Norte

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Breno Esaki