Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/09/13 às 15h49 - Atualizado em 30/10/18 às 15h07

Recanto das Emas ganha segunda Clínica da Família

COMPARTILHAR

Já foram construídas outras sete unidades no DF

A população do Recanto das Emas recebe, na manhã desta quarta-feira (18), às 10h, a sua segunda Clínica da Família, na quadra 308, próximo ao Centro de Saúde 1. A unidade, com custo estimado em R$ 3.180.493,78, vai abrigar cinco equipes da Estratégia Saúde da Família, para atender uma população de 20 mil habitantes.

“A estrutura da nova clínica vai qualificar nosso atendimento à população e proporcionar mais conforto às equipes, que antes trabalhavam de forma improvisada no Centro de Saúde 1”, salienta o coordenador-geral de Saúde do Recanto das Emas, Fábio Alauri Sabino.

A unidade funcionará de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, e prestará atendimento aos moradores da área de abrangência – quadras 302 a 310, 110 a 114 e 508 a 510. As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e técnicos em higiene bucal. Cada equipe tem capacidade para atender até 4.000 pessoas.

Ao todo, foram inauguradas oito clínicas da família em Brasília, contando esta do Recanto das Emas. Samambaia já tem quatro unidades, enquanto Areal, Recanto das Emas e Sobradinho (Nova Colina) tem uma cada.

Com um espaço físico de cerca de 1.000m², a Clínica da Família da região administrativa conta com nove consultórios para atendimento médico e de enfermagem e cinco consultórios odontológicos, além de salas de curativo e coleta de material para exames laboratoriais. O local também terá serviço de eletrocardiograma, com acesso à telemedicina.

A unidade vai oferecer serviços de acolhimento, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, planejamento familiar, pré-natal, curativos, acompanhamento de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, atividades educativas em saúde e atendimento a pequenas urgências.

Qualificação do trabalho

A Clínica da Família do Recanto das Emas também terá uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). O grupo, formado por especialistas – pediatra, ginecologista, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista e farmacêutico – desenvolvem ações em apoio as equipe da ESF que incluem capacitação e a educação permanente de profissionais de saúde para aumentar a capacidade resolutiva do atendimento.

Além da nova clínica da família, o Recanto das Emas possui outra unidade na quadra 104/105, entregue em dezembro de 2012, dois centros de saúde e uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas –, localizada na quadra 400/600. Desde sua inauguração, em junho de 2012, a UPA já atendeu 165 mil pacientes. Na região administrativa estão implantadas 23 equipes da Estratégia Saúde da Família para o atendimento exclusivo na atenção básica.

Celi Gomes