Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/02/14 às 12h13 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Recanto das Emas oferece tratamento multiprofissional humanizado

COMPARTILHAR

Resultados positivos são obtidos com alegria, carinho e atenção

Há dois anos a equipe do Núcleo Regional de Atendimento Domiciliar (NRAD) do Recanto das Emas oferece atendimento multiprofissional humanizado, São beneficiados pacientes que apresentam quadro clínico grave, porém estável e que, necessitam de cuidados especiais.

O NRAD atende pessoas de todas as idades em internação domiciliar que estejam impossibilitados de se locomover, geralmente com câncer, sequelas de AVC, paralisia cerebral entre outros, e também pessoas com necessidade de oxigenoterapia. A admissão do paciente é feita por indicação das equipes do Programa Saúde da Família (Atenção Básica), dos Hospitais, da Unidade de Pronto Atendimento ou por demanda espontânea dos familiares ou cuidador responsável.

“Nunca vi uma equipe igual a do NRAD. São todos alegres, atenciosos, carinhosos e muito especiais. O cuidado em casa é bem melhor do que ela estar em um hospital, pois a equipe a visita todos os dias para fazer os curativos e verificar o seu estado. Sou muito grata por isso”, disse a cuidadora Luzicleide de França Gouveia, 42 anos, que há dois anos acompanha o atendimento realizado pelo Núcleo à sua mãe, Astrogilda Maria da Conceição, 68 anos.

A médica chefe do NRAD, Valéria Maria Waltrick da Silva, que há mais de 10 anos trabalha com tratamento de feridas, entrou há pouco na equipe e já colhe resultados positivos nos tratamentos. Para ela, poder ter livre acesso à casa do paciente e conquistar sua confiança faz do trabalho no NRAD uma experiência única. “A equipe cuida de toda a família e não apenas de quem está doente” afirma.

Em suas visitas diárias, os profissionais de saúde se deparam com a realidade social, a rotina e os valores de seus assistidos. E ao respeitar a individualidade de cada um e dar a atenção requerida criam um vínculo afetivo com a família em geral. Este convívio constante é muito positivo para a recuperação do paciente, pois aos poucos todo o ambiente vai se transformando para a sua melhora. A família muda os hábitos e passa a seguir as orientações transmitidas de forma natural.

Segundo a enfermeira Mariana Pais dos Santos, nas visitas a equipe está sempre alegre e disposta a ajudar para que o paciente sinta-se o mais confortável possível dentro do seu estado de saúde. Essa abordagem bem humorada é uma forma de aliviar o sofrimento de quem está em constante contato com a doença.

Outra prática do grupo é reunir seus assistidos e cuidadores para festejar datas especiais como o Dia das Mães, Festa Junina, Natal, entre outros. Esses encontros são muitas vezes a única forma de descontração dos cuidadores que não tem tempo de sair de casa para se divertir devido à rotina de cuidados com o doente.

Além da médica Valéria e da enfermeira Mariana, fazem parte da equipe a fisioterapeuta Luciana Campelo Soares, as técnicas de enfermagem Maria Antônia Rodrigues e Eva Lúcia Fernandes e a nutricionista Adriana Magalhães.

Para mais informações sobre o trabalho do NRAD do Recanto das Emas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (61) 3334-1319 ou pelo e-mail nradrecantodasemas@gmail.com.

Por Cristiani Mendes, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...