Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/12/14 às 19h07 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Recanto das Emas promove I Mostra de Atenção Básica

COMPARTILHAR

Evento destinado aos profissionais de saúde compartilha experiências inovadoras e o Guia de Serviços da Atenção Primária

BRASÍLIA (04/12/14) – A Regional de Saúde do Recanto das Emas está promovendo nesta quinta-feira (04) a I Mostra da Atenção Básica da cidade, na Clínica da Família n°1. O objetivo da atividade é apresentar e divulgar as experiências exitosas desenvolvidas por profissionais da área, realizadas individualmente ou em equipe e também o lançamento do Guia de Referência Rápida-Relação de Serviços prestados na atenção primária à saúde do DF.

A secretária Adjunta, Cristiane de Aguiar, que já trabalhou na cidade, felicitou o engajamento dos trabalhadores da regional. “Aqui, para cada problema diferente que aparece, o profissional encontra uma solução. Os trabalhadores do Recando das Emas não desistem. Eles acreditam no Sistema Único de Saúde e nós, brasileiros, precisamos defender o SUS independentemente do governo que entre”.

Já na entrada da unidade, os usuários podiam ver banners que explicavam alguns dos projetos desenvolvidos na regional e que faziam parte da mostra. A subsecretária de Atenção Primária, Rosalina Aratani Sudo, parabenizou os servidores pela qualidade tanto dos trabalhos e experiências expostas, quanto de outras desenvolvidas pela regional.

“O trabalho feito aqui tem estrutura, são cinco edifícios da Secretaria de Saúde e servidores concursados lotados aqui, que dobraram nos últimos quatro anos. As conquistas podem avançar cada vez mais, porque tem uma base sólida.”

Regional

Além de compartilhar experiências bem sucedidas, os profissionais da cidade que participam do evento puderam saber mais sobre o Guia de Serviços de Atenção Primária em Saúde do DF, que define qual tipo de atendimento as unidades devem oferecer e quais ações.

Segundo Núbia Lisboa, gerente de Políticas Públicas da regional, o documento servirá para nortear o desenvolvimento de ações na Atenção Primária em Saúde e é importante para definir e normatizar as funções de cada categoria profissional.

Visivelmente emocionado, o diretor de Atenção à Saúde do Recanto das Emas, Leonardo de Oliveira Rosa, defendeu a relevância da mostra e do Guia de Serviços. “A Atenção Primária tem que se mostrar e deixar claro o que faz.”

Segundo os organizadores do encontro, o reconhecimento das ações inovadoras dos profissionais da regional de saúde do Recanto das Emas, além de estimular a troca de experiências, motiva a elaboração de novos projetos e a ampliação dos campos de pesquisa, contribuindo assim para um serviço de qualidade.

Avanços

Nos últimos anos, a população do Recanto das Emas pode acompanhar a evolução na oferta de serviços de saúde na cidade. Em 2010, a regional contava apenas com dois centros de saúde e dez equipes de saúde da família, que ofereciam cobertura de atenção primária a 34,6% dos moradores.

Atualmente, além dos dois centros de saúde, os 140 mil habitantes da cidade contam com 23 equipes de saúde da família, duas clínicas da família, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e três unidades básicas de saúde. Além disso, no centro de saúde n°1, funciona um Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), um núcleo de atenção ao adolescente e uma equipe de atenção básica. A estrutura existente agora garante uma cobertura de atenção primária de 66,5% da população. 

Leia também...