Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/03/18 às 17h35 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Servidoras são homenageadas em unidades de saúde

COMPARTILHAR

 Programação continua até sexta (9)

BRASÍLIA (8/3/18) – A programação especial em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, continua nesta sexta-feira (9). Em toda a rede, diversas homenagens ocorrerão ao longo do dia.

Na sede da secretaria, por exemplo, a partir das 10h, haverá palestra sobre “Redes sociais e o engajamento feminino”, no auditório. Às 11h, no jardim central, será a vez de automassagem. A palestra “Eu também posso fazer”, às 14h, encerra a programação.

As exposições de artesanato e de fotografia permanecem até amanhã. Também haverá eventos em outras unidades da rede pública.

baixa exposição

Nesta quinta-feira, na abertura dos eventos, o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, destacou a importância das mulheres e ressaltou que elas representam 70% da força de trabalho da pasta. 

Durante a manhã, e de forma espontânea, as servidoras improvisaram, no auditório da pasta, a dinâmica Roda de Intenções, proposta pela psicóloga e coordenadora de Terapia Comunitária Integrativa, Doralice Gomes.

baixa dinâmica

“Demos as mãos e cada uma disse o que admirava em si como mulher, e as outras diziam 'nós te apoiamos'. Isso ajuda a expressar e homenagear a mulher que nos tornamos. Na segunda rodada, dissemos qual mulher admiramos nas nossas vidas. Muitas se emocionaram porque lembraram da mãe, da avó, mulheres significativas que são fonte de inspiração”, contou Doralice.

Para a enfermeira Fabíola Fernandes participar da atividade foi uma oportunidade de as servidoras conhecerem um pouco mais uma sobre as outras e de expressarem suas emoções. “Achei maravilhoso. Conseguimos trabalhar a nossa sensibilidade, e expressar realmente sobre quem a gente ama e o que gostamos”, elogiou.

EVENTOS – Ainda no período da manhã, na Administração Central, foi realizada palestra sobre hábitos saudáveis e uma roda de conversa sobre violência contra a mulher. Diversas servidoras participaram, expuseram experiências e tiraram dúvidas sobre os temas.

baixa tai chi

Em seguida, as servidoras participaram de uma aula de Tai Chi Chuan. “Foi uma prática temática, tendo em vista a comemoração do Dia Internacional da Mulher, com movimentos que exercitavam a confiança, de se expandir para o mundo, oferecer e receber ajuda”, explica Aristein Woo, responsável pela aula.

HMIB – Já no Hospital Materno Infantil (Hmib), as servidoras foram homenageadas com rosas e um café da manhã, no auditório da unidade. Além disso, houve apresentação do grupo Hospital Musical, formado por médicos da Secretaria de Saúde e voluntários da comunidade.

FOTO BAIXA 2 DIA DAS MULHERES HMIB

“O Hospital Materno Infantil tem aproximadamente 80% da força de trabalho feminina, ou seja, são mulheres cuidando de outras mulheres”, destacou a subsecretária de Atenção Integral à Saúde, Martha Vieira. O Hmib faz parte da Região de Saúde Centro-Sul, onde atuam 2.793 mulheres.

Confira a galeria de fotos.

Confira as fotos do Hmib.

Leia também...