Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/05/13 às 13h15 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Saúde oferece vacinas para combater doenças respiratórias

COMPARTILHAR

O vírus Sincicial Respiratório (VSR) provoca doenças como a pneumonia e a bronquiolite

A partir desse ano, a Rede de Saúde do DF passou a fornecer, entre os meses de abril a agosto, medicamento para combater vírus sazonal que provoca doenças respiratórias graves em crianças.

            O vírus Sincicial Respiratório (VSR) provoca doenças no trato respiratório como a pneumonia e a bronquiolite em crianças que estão mais suscetíveis a desenvolver as doenças. “Como esse vírus pode levar a óbito essas crianças, essa ação é muito válida porque amplia o acesso ao tratamento a toda população do DF, uma vez que esta prevenção chega a cinco mil reais por cada dose”, relata a técnica do núcleo de imunização da Secretaria de Saúde do DF, Ana Maria Rocha Oliveira.

O Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) e mais seis centros de referência fornecem o medicamento chamada Palivizumabe indicado apenas ao grupo de risco que é dividido em três categorias. A primeira é composta por crianças de até um ano de idade que nasceram com 28 semanas ou menos, ou seja, pré-maturos. A segunda, crianças com até dois anos diagnosticadas com displasia bronco pulmonar e a terceira que são crianças também com até dois anos cardiopatas. “O medicamento é um anticorpo pronto para proteger as crianças que por serem pré-maturas não receberam todos os anticorpos necessários da mãe”, explica a técnica.   

            O medicamento pode ser adquirido por meio de solicitação feita pelo médico da rede pública ou particular a partir do preenchimento de dois documentos, o formulário de solicitação e o termo de consentimento informado, disponíveis na internet.  

O processo de solicitação varia de acordo com o grupo de risco que a criança encontra-se. Para as crianças que se encaixam no primeiro grupo, o pedido deve ser recebido na alta hospitalar e a primeira dose deverá ser agendada nos centros de referência mais próximos a residência do paciente.  As crianças do grupo 2 e 3 devem levar documentação que comprove o diagnóstico de cardiopatia ou displasia bronco pulmonar ao Hospital da Criança de Brasília José de Alencar, localizado no SAIN Lote 4-B
ao lado do Hospital de Apoio, e o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). A autorização para o fornecimento do medicamento será emitida em até três dias úteis. Após a emissão, o responsável deve procurar os centros de referência, pessoalmente ou por telefone, para agendar os dias em que o medicamento será aplicado.

A primeira dose deve ser administrada em abril e as doses subsequentes serão realizadas uma vez por mês até agosto. Para as mães que ainda não solicitaram ainda há tempo.

Saiba mais:

Locais que oferecem a vacina:

  • CRIE HRAN: 3325-4362
  • CRIE HMIB: 3445-7644/ 3445-7748
  • CRIE HRC: 3371-2889
  • CRIE do HRT: 3353-1181/ 3352-3320
  • CRIE do HRG: 3384-0511
  • Sala de Vacina do HRS: 3487-9426
  • Sala de Vacina d HRP: 3388-8061

Formulários:

http://www.saude.df.gov.br/programas/296-progrmas-saude-da-crian%C3%A7a.html         

ASCOM/HMIB

Ana Luiza Greca

Leia também...