Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/03/16 às 12h00 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Reformas melhoram atendimento a pacientes do HRGU

COMPARTILHAR

Além das reformas dos banheiros, a unidade também recebeu macas novas e biombos

BRASÍLIA (31/03/16) – Melhorar a estrutura e humanizar o atendimento são as metas que, gradativamente, estão sendo atingidas pelo Hospital Regional do Guará (HRGU), transformando a unidade em referência da região Centro-Sul. Apenas neste mês, todas as macas do pronto-socorro foram substituídas por camas hospitalares. Antes, dos 15 leitos utilizados, 9 eram macas. Além disso, para maior privacidade aos pacientes, foram posicionados 9 biombos novos.

A diretora do hospital, Lucilene Maria Florêncio de Queiroz, afirma que além de melhorar o ambiente, a chegada dos novos equipamentos, é fundamental para assistir o público idoso, que representa um número relevante no total de atendimentos. “Cerca de 50% da nossa clientela faz parte da terceira idade e a outra metade é composta de crianças e adultos”, ressaltou a diretora, que afirmou que segue os preceitos da Política Nacional de Humanização.

A paciente Maria de Lourdes da Silva, 29 anos, já ficou internada na unidade por duas vezes e elogiou os equipamentos e o trabalho da equipe. Ela nasceu apenas com um pulmão, e recebe da SES/DF balas de oxigênio. “Antes, era uma maca com um colchonete fininho e não tínhamos privacidade alguma. Os biombos foram ótimos porque proporcionam uma certa privacidade e a cama, você pode colocar em qualquer posição”.

Na semana passada, a máquina reveladora de raio X voltou a funcionar, o que significa que os dois equipamentos fixos e um móvel estão operando normalmente. São realizadas uma média de mais de 40 mil exames por ano na unidade. Outra novidade foi a reforma dos banheiros masculino e feminino na internação da clínica médica.

Desde o ano passado, os pacientes internados na clínica médica também receberam 18 camas elétricas. Com o equipamento, a elevação de pernas e de dorso pode ser feita por um controle remoto, podendo regular somente a parte dos pés, do encosto ou a elevação de ambos os lados simultaneamente. A cama também já vem com colchão especial de espuma com diferentes densidades, ou seja, ele se acomoda ao peso do paciente.

Confira as fotos aqui:

Leia também...