Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/04/19 às 15h06 - Atualizado em 3/04/19 às 8h40

Região Centro-Sul promove conferência de saúde nesta quarta-feira

COMPARTILHAR

Este será o terceiro evento no DF para debater as políticas públicas voltadas ao setor

 

A Região de Saúde Centro-Sul promove, nesta quarta-feira (3), sua conferência regional de saúde com o intuito de aproximar a população e os servidores das políticas públicas para a setor no Distrito Federal. O evento terá início às 19h, e continuará na quinta-feira (4), das 8h às 18h, no Clube da Saúde, localizado no endereço SGAP, lote G, Área Especial, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

 

A Região de Saúde Centro-Sul abrange Guará, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way, Estrutural, SIA, Riacho Fundo I e II. Marcarão presença na conferência os representantes dos conselhos regionais de saúde do Riacho Fundo I e do Guará. De acordo com os organizadores, a participação popular é considerada essencial no evento para a formulação de políticas públicas.

 

“A importância maior é a representatividade dos segmentos sociais, podendo assim a Centro-Sul avaliar e propor diretrizes para formulação de políticas de Saúde na nossa região”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Saúde do Riacho Fundo I, Washington Memória.

 

Até o momento, já foram feitas duas outras conferências, nas regiões de Saúde Norte e Central. Cada evento reuniu cerca de 160 participantes, entre usuários da rede pública, servidores e demais profissionais de saúde, discutindo questões essenciais ao setor.

 

O tema de 2019 é “Democracia e saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”. Os eixos a serem discutidos são: saúde como direito, consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e financiamento adequado e suficiente.

 

DEMAIS CONFERÊNCIAS – Na sexta-feira (5), das 8h às 18h, será a vez da Região de Saúde Oeste promover a sua conferência na Escola Técnica da Ceilândia, localizada na QNN 14 Sul.

 

No dia seguinte, sábado (6), duas regiões promoverão conferências de saúde. A primeira será a da Região Leste, das 8h às 18h, no Centro de Práticas Sustentáveis, localizado no Setor Habitacional Jardins Mangueiral. A segunda será da Região Sul, das 13h às 18h, no auditório da UniCeplac, no Setor Leste Industrial do Gama.

 

Por fim, a Região Sudoeste realizará, no dia 10 de abril, sua conferência de saúde, das 8h às 18h, no Centro Cultural Taguaparque.

 

As atividades são preparatórias para a etapa distrital, prevista para junho, e para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em agosto.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde

 

 

 

 

Leia também...