Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/10/19 às 16h14 - Atualizado em 24/10/19 às 9h45

Região de Saúde Centro-Sul expande capacitação no PlanificaSUS

COMPARTILHAR

Todos os profissionais da Atenção Primária da região foram capacitados

 

Um grupo de 500 servidores da Região de Saúde Centro-Sul discutiu, durante dois dias, a organização do sistema de saúde e o fluxo de assistência entre as atenções Primária e Secundária. Os debates ocorreram na Planificação da Atenção à Saúde do DF (PlanificaSUS), encerrada nesta quarta-feira (23).

 

Essa etapa da planificação atende ao Polo 2 da região de saúde, que é constituída por servidores de duas policlínicas e 14 unidades básicas de Saúde. O Polo 1, que contempla duas policlínicas e cinco unidades de saúde já teve a sua formação iniciada.

 

“O PlanificaSUS significa a expansão do projeto na região e, agora, temos 100% da Atenção Primária inseridos no processo de capacitação. Já fizemos um balanço e, desde o começo da planificação, em 22 de julho, aumentamos os cadastros e implementamos os colegiados gestores. O marco maior desta etapa foi estender para toda a região”, destacou a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Moema Campos.

 

Além da apresentação do PlanificaSUS como metodologia para organização da Rede de Atenção à Saúde, o workshop trouxe discussões sobre a identificação de atributos e funções da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada, a compreensão do conceito de Redes de Atenção à Saúde e as possibilidades de sua organização.

 

“O workshop pretende melhorar os processos de trabalho e a integração da Atenção Primária e da Secundária. Com isso, traremos melhorias no atendimento, mais resolutividade, estruturação dos serviços, longevidade dos cuidados, além da qualificação profissional”, informa a gerente de Áreas Programáticas da Região de Saúde Centro-Sul, Carine Rodrigues.

 

Na planificação, as discussões acontecem em grupos de trabalhos, que analisam as temáticas e fazem trocas de experiências. Há, ainda, um debate com todos os grupos para reforço teórico e a resolução de possíveis dúvidas.

 

“O principal ganho dessa formação é ter a oportunidade de participar da construção de um serviço mais qualificado e resolutivo. Para o profissional, que está na linha de frente, é importante ter a assistência de uma rede estruturada, que nos ampare quando o quadro é mais complexo. Para a população, representa melhorias, pois é possível orientar os pacientes, com o compartilhamento dos cuidados, andando de mãos dadas com a Atenção Secundária”, ressalta a médica de Família Anabelle Montanha.

 

A próxima etapa da formação do PlanificaSUS da Região Centro-Sul, Polo 2, acontecerá nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2020, com a temática “Territórios e a Gestão de base populacional”. Ao final do próximo ano, todos os servidores estarão capacitados.

 

Da Agência Saúde

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF

Leia também...