Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/01/22 às 12h58 - Atualizado em 7/01/22 às 15h53

Região de Saúde Sudoeste comemora 1 milhão de vacinas aplicadas contra covid-19

Somente a UBS 5 de Taguatinga aplicou mais de 130 mil doses

 

HUMBERTO LEITE, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | REVISÃO: JULIANA SAMPAIO

 

Às 9 horas da manhã desta sexta-feira (7), a dona de casa Maria de Fátima Araújo, de 53 anos, recebeu a dose de reforço da vacina contra a covid-19 na Unidade Básica de Saúde 5 de Taguatinga. Foi motivo de comemoração: a Região de Saúde Sudoeste, que engloba Águas Claras, Arniqueira, Recanto das Emas, Taguatinga, Samambaia e Vicente Pires, alcançou a marca de um milhão de doses aplicadas durante a campanha.

 

Maria de Fátima recebeu o certificado de vacinada número um milhão das mãos do vice-governador Paco Britto – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Com o certificado simbólico em mãos, a dona de casa mostrou a alegria por poder avançar no ciclo vacinal. “Eu me senti importante. Fui privilegiada com isso”, disse. Moradora de Taguatinga, ela também lembrou da importância de manter os cuidados para combater a pandemia. “A pessoa tem que se cuidar. Tem que se prevenir, usar máscara e álcool em gel, não entrar em ambiente lotado”, aconselhou.

 

O superintendente da Região de Saúde Sudoeste, Luciano Gomes Almeida, elogiou a dedicação dos servidores. “Mais de 130 mil pessoas foram vacinadas aqui, inclusive com um recorde de sete mil em um dia, das oito da manhã às 22 horas”, afirmou. Para ele, o número de 1 milhão de doses foi possível graças à motivação, organização e dedicação das equipes.

 

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

“Comemorar 1 milhão de vacinas feitas significa um processo de trabalho gigante, uma operação gigante”, completou o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Erick Damasceno. “A alta cobertura vacinal é o que está garantindo resultado, é o que está evitando os pacientes se internarem, é o que está evitando a taxa de óbitos aumentar”, explicou.

 

Presente na UBS, o vice-governador Paco Britto ressaltou o esforço da Secretaria de Saúde em promover a vacinação em pontos avançados, como na Rodoviária do Plano Piloto e no Aeroporto, e em unidades básicas de saúde com horário ampliado. “Está dando resultado porque nós estamos indo ao encontro da população. Não tem desculpa para não tomar”, afirmou.

 

Com certificado em mãos, Maria de Fátima Araújo recebeu a dose de reforço na UBS 5 de Taguatinga – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Já a técnica de enfermagem Nilva Maria Azevedo, em nome dos servidores da UBS, agradeceu o reconhecimento dos gestores e da população. “Somos muito gratos a Deus porque nos dá saúde para a gente estar aqui firmes, trabalhando, atendendo a população”, finalizou.

 

A região criou um painel em que é possível acompanhar os registros de vacinação durante a campanha: