Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/04/18 às 15h18 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Região Sul ampliará a automassagem 

Uma turma com 47 servidores da Região de Saúde Sul, que engloba  Gama e Santa Maria, concluiu o Curso de Capacitação e Implantação da Automassagem.

 

O curso,  de 60 horas, formou servidores para implementar a prática na região sul, foi realizado no Hospital Regional de Santa Maria.

 

“Nós estamos habilitando, prioritariamente, profissionais de saúde, voluntários e instituições parceiras para oferecerem a Prática Integrativa em Saúde (PIS) Automassagem. No caso dos servidores da Saúde, esta prática é oferecida aos usuários e servidores”, esclareceu a coordenadora técnica da automassagem, Patrícia Falcão.

 

Segundo ela, também participaram do curso três professores da Secretaria de Educação, um policial militar ambiental e duas voluntárias que atuam com Terapia Comunitária Integrativa em suas comunidades.

 

PRÁTICAS – As Práticas Integrativas em Saúde (PIS) são atividades para a promoção da saúde e voltadas para o bem- estar e o incentivo ao autocuidado, visando à saúde do ser humano na sua multidimensionalidade – física, mental, afetiva, psíquica e espiritual.

 

A capacitação é de responsabilidade da Gerência de Práticas Integrativas em Saúde (Gerpis), que planeja, coordena e desenvolve ações para capacitação e educação permanente, viabilizando a oferta das PIS, com ênfase na Atenção Primária.

 

TEXTO: Ailane Silva, da Agência Saúde