Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/10/12 às 11h31 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Residência médica unificada 2013

11 hospitais oferecem 451 vagas em diversas áreas

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) e a Fundação Universidade de Brasília (FUB) realizam de processo seletivo unificado para ingresso nos Programas de Residência Médica desenvolvidos em Hospitais da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e no Hospital Universitário de Brasília.

O processo seletivo unificado será executado pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB). Todas as fases do processo seletivo serão realizadas em Brasília.

 A seleção se destina ao preenchimento de vagas nos programas de residência médica desenvolvidos no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF/SESDF), Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB/SESDF), Hospital Regional da Asa Norte (HRAN/SESDF), Hospital Regional de Taguatinga (HRT/SESDF), Hospital Regional de Sobradinho (HRS/SESDF), Hospital Regional do Gama (HRG/SESDF), Hospital Regional da Ceilândia (HRC/SESDF), Hospital Regional do Paranoá (HRPa/SESDF), Hospital Regional de Planaltina (HRP/SESDF), Hospital São Vicente de Paulo (HSVP/SESDF) e Hospital Universitário de Brasília (HUB/FUB).

Conforme a especialidade ou a área de atuação, os programas podem ter a duração de um a cinco anos.

Programas

Para os programas de residência médica de acesso direto serão oferecidas 283 vagas com programas em Acupuntura, Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Dermatologia, Genética Médica, Infectologia, Medicina de Família e Comunidade, Neurocirurgia, Neurologia, Obstetrícia e Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Para os programas de residência médica em especialidades com exigência de pré-requisito serão oferecidas 89 vagas. Cancerologia Clínica, Cancerologia Pediátrica, Cardiologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Geral Avançada, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Coloproctologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia e Hemoterapia, Mastologia, Medicina Intensiva, Nefrologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia estão entre as especialidades.

Serão oferecidas 79 vagas relacionadas a áreas de atuação em Alergia e Imunologia Pediátrica, Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Geral R3, Cirurgia do Trauma, Cirurgia Videolaparoscópica, Ecocardiografia, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, Endocrinologia Pediátrica, Endoscopia Digestiva, Endoscopia Respiratória, Gastroenterologia Pediátrica, Hematologia Pediátrica, Hepatologia Gastroenterologia, Infectologia Pediátrica, Medicina do Adolescente, Medicina Fetal, Medicina Intensiva Pediátrica, Medicina Paliativa, Medicina de Urgência, Nefrologia Pediátrica, Neonatologia, Pediatria, Neurofisiologia Clínica, Neurologia Pediátrica, Pneumologia Pediátrica, Psiquiatria da Infância e da Adolescência, Reumatologia Pediátrica e Transplante.

 Requisitos

No caso dos Programas de Residência Médica de Acesso Direto, o candidato deve possuir diploma, certificado ou declaração de conclusão de curso de graduação em Medicina, emitido por Instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC). Para  os Programas de Residência Médica em Especialidades com exigência de pré-requisito ou para os anos opcionais em área de atuação, o candidato deve possuir diploma de curso de graduação em Medicina, emitido por Instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e certificado ou declaração de conclusão do pré-requisito exigido.  Possuir inscrição definitiva ou provisória no Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal. Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares. Ter aptidão física e mental para o exercício das atividades.

Será admitida inscrição somente via Internet pelo site http://www.cespe.unb.br/, entre 10h do dia 7 de novembro de 2012 e 23h59, do dia 21 de novembro de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF.

A prova tem previsão de ser realizada no dia 6 de janeiro de 2013, no período da tarde. O processo seletivo compreenderá prova objetiva e prova discursiva de respostas curtas, de caráter eliminatório e classificatório, e análise curricular, de caráter classificatório.