Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/11/18 às 17h30 - Atualizado em 19/11/18 às 17h30

Roda de conversa debate saúde da população negra

 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1, da Asa Sul, promove, nesta terça-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, a Roda de conversa: Racismo e Saúde. A partir das 14h, serão discutidos os efeitos do racismo na saúde das pessoas negras.

 

Segundo o médico de família e comunidade da UBS 1, localizada na 612 Sul, e articulador do encontro, Bruno Stelet, a ideia do encontro surgiu de conversas com pacientes negras no consultório. “Alguns sofrimentos são definitivamente exacerbados pela própria experiência do racismo, tanto pessoal como institucional. Por isso, atividades como essa são importantes para discutir os problemas”, comentou.

 

O encontro é aberto a servidores, profissionais e acadêmicos de saúde, além de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse será o primeiro evento com essa abordagem, mas, a depender do público, é possível articular novas discussões sobre o tema.

 

A roda de conversa tem apoio da Associação de Mulheres pela Equidade e da Associação Religiosa e Cultural Quilombo T’ojú Labá, ligadas ao movimento negro do Distrito Federal.

 

SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA – Em 12 de maio de 2009 foi publicada a Portaria nº 83, criando o Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Distrito Federal, com o objetivo de promover a atenção à saúde deles.

 

A constituição desse comitê está baseada nas evidências de iniquidades na saúde dessa população, além de expressar o compromisso de governo com a diminuição das desigualdades sociais.

 

DIA NACIONAL – O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância da cultura e do povo africanos no Brasil. Também serve para analisar o impacto no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.

 

A data homenageia Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da luta do negro contra a escravidão sofrida pelos africanos. Ele foi morto em 20 de novembro de 1695.

 

O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, em 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 foi sancionada a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado, comemorada em mais de mil municípios.

 

SERVIÇO
Roda de conversa: Racismo e Saúde
Horário: 14h
Local: UBS 1, do Plano Piloto
Endereço: 612 Sul

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Arte: Rafael Ottoni