Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/05/19 às 14h14 - Atualizado em 30/05/19 às 10h18

Roda de conversa ensina mães sobre desenvolvimento infantil

COMPARTILHAR

 

 

Atividade na UBS 1 da 612 Sul faz parte da Semana Mundial do Brincar

 

Ensinar as mães sobre o desenvolvimento infantil e as atividades mais adequadas à primeira infância foram os objetivos da roda de conversa As brincadeiras e os brinquedos indicados para cada fase do desenvolvimento do bebê, promovida, nesta quarta-feira (29), na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da 612 Sul.

 

Segundo uma das organizadoras do evento e terapeuta ocupacional da unidade, Luciana Rodrigues, a iniciativa faz parte das atividades da Semana Mundial do Brincar (SMB), que, este ano, começou em 25 de maio e vai até domingo, 2 de junho. Ela é uma das cinco mães que organiza a SMB em Brasília.

 

“É um momento para refletir sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Nas brincadeiras, as crianças desenvolvem suas capacidades motoras, sociais e cognitivas, mas temos visto que muitas não estão sabendo mais como brincar”, lamentou Rodrigues. “Com a roda de conversa, falamos para mães de bebês de zero a dois anos sobre os brinquedos em cada fase da infância e o papel do adulto para propiciar essas brincadeiras”, ressaltou.

 

OPORTUNIDADE – Uma das que brincou na roda de conversa foi a pequena Liz, de apenas um ano. Sua mãe, Sheila Muniz, 28 anos, aproveitou a oportunidade para interagir com a filha, e elogiou a iniciativa. “Achei a palestra bem explicativa, interativa e esclarecedora. Às vezes, as mães têm algumas dúvidas, inclusive no desenvolvimento dos seus filhos. Reunir para falar sobre isso é um alívio, na verdade”, comentou.

 

“A ideia foi trazer esse olhar do desenvolvimento infantil. Quando a família sabe o que é esperado, ela pode proporcionar um ambiente mais estimulante. Muitas vezes, esses brinquedos estão dentro da própria casa. São simples, podendo ser bem mais estimulantes do que brinquedos mais complexos”, explicou a terapeuta ocupacional Bruna Cuccia, que também ajudou a organizar o evento.

 

SMB – A Semana Mundial do Brincar celebra o brincar livre como meio de promoção do desenvolvimento das crianças, de forma a estimular a criatividade e a imaginação. Neste ano, o tema é “O brincar que abraça a diferença”.

 

Segundo Luciana Rodrigues, é a primeira vez que Brasília celebra a SMB em uma unidade básica de saúde (chamada popularmente de posto ou centro de saúde).

 

PROGRAMAÇÃO – De acordo com a terapeuta ocupacional, a programação da UBS 1 da 612 Sul prevê mais atividades lúdicas ao longo da Semana Mundial do Brincar.

 

Para sexta-feira (31), às 9h, os profissionais de saúde da unidade visitarão o Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais, que também fica na quadra 612 Sul. “Serão duas oficinas com pais e bebês, para fazerem brinquedos sensoriais, que estimulam os outros sentidos, como chocalhos e argolas”, explicou Rodrigues.

 

No sábado (1º de junho), a partir das 9h, os profissionais visitarão a Vila Telebrasília, onde se reunirão com as crianças do local para fazerem brincadeiras tradicionais, como brincar de amarelinha e pula corda, além de uma oficina de perna de pau e palhaçaria.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF

 

 

Roda de conversa ensina mães sobre desenvolvimento infantil