Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/02/14 às 18h24 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Samambaia ganha Centro de Atenção Psicossocial III

1º do DF construído com planta arquitetônica específica para atendimento psíquico

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, inaugurou nesta sexta-feira (14), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), localizado na quadra 302 conjunto 5 lote 1, do Centro Urbano de Samambaia. A nova unidade de saúde mental realizará atendimento a pessoas com sofrimento psíquico grave. O CAPS III Transtorno é a primeira unidade do DF construída a partir de uma planta arquitetônica projetada especialmente para as demandas do serviço psicossocial.

Para o governador Agnelo Queiroz a entrega da nova unidade tem um significado especial. “Além do direito do cidadão de ser atendido, há o aspecto social, a cidadania e o respeito ao próximo. Uma unidade como essa que trata uma pessoa com sofrimento psíquico grave é capaz de proporcionar condições dignas de tratamento e de reinserção social do paciente”, declarou.

O secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, afirmou que o DF contava com nove CAPS e quando a atual gestão assumiu o governo, foram inaugurados mais sete. “Hoje é o 16º e outros quatro ainda serão abertos”, disse. O secretário comentou ainda que a saúde mental do DF era a penúltima pior do país. “Tínhamos apenas 0,21 de cobertura. Saltamos para 0,62 e estamos próximos da excelência. Dados do Ministério da Saúde apontam que o DF foi, no ano passado, a segunda unidade da federação que mais avançou em saúde mental no país”, informou.

CAPS III de Samambaia

Os 1.167 pacientes que estavam em tratamento na antiga unidade, contarão agora com um ambiente totalmente novo e amplo, que compreende uma área total de 2.500 metros quadrados e 900 de área construída. A unidade funcionava anteriormente em um espaço comunitário pequeno, com uma área de apenas 125 metros quadrados.

A nova unidade contará com duas salas para atendimento em grupo, duas salas para oficinas, três consultórios, um refeitório para até 50 pessoas, área aberta para atividades de grupos/ações culturais ou práticas corporais. Além disso, ainda há uma enfermaria para acolhimento noturno, com oito leitos para casos de vulnerabilidade psíquica e social.

A equipe é constituída por profissionais de varias categorias, como assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, terapeuta ocupacional e psiquiatras.

O processo de reabilitação psicossocial e reinserção social é realizado por meio de grupos psicoterápicos e de apoio, acompanhamento medicamentoso, atendimentos individuais e de familiares. Também são oferecidas oficinas de expressão e produção como: trabalhos manuais, reciclagem, ioga, grupo de teatro, oficinas de inclusão pelo trabalho e bijuterias, dentre outros.

Além da assistência direta aos pacientes, a unidade realiza também matriciamento junto às equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), para discussão e acompanhamento de casos leves identificados no território.

Moradora de Samambaia, Sandra Amador, 54 anos, demonstra orgulho pela Região Administrativa. “Sou pioneira. Ajudei a construir a cidade e acho muito importante que aqui tenha um CAPS. Espero que essa unidade realmente funcione e dê apoio aos pacientes”, disse.

Jaime Sousa, 60 anos, também morador de Samambaia, aprovou a iniciativa do Governo do DF em construir a nova unidade. “Acredito que tudo o que vem para o benefício da população é bom, principalmente, quando se fala em saúde”, afirmou.

Acesso ao serviço

O CAPS Samambaia está em processo de ampliação do funcionamento para 24 horas. Nesse primeiro momento, o atendimento será de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h.

O acesso dos usuários é viabilizado por meio de acolhimento e avaliação psicossocial, conforme demanda espontânea, encaminhamentos das unidades da rede de saúde e de outras entidades sócio-assistenciais e, também, por encaminhamento de outros serviços de saúde mental.

Por Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9682-9226