Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/01/18 às 15h40 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Samambaia ganha UBS modelo

COMPARTILHAR

Unidade funcionará de segunda a sábado e atenderá cerca de 28 mil pessoas

BRASÍLIA (18/1/2018) – Primeira de uma série de estruturas para a atenção primária que serão construídas com plantas mais modernas, a Unidade Básica de Saúde 12 de Samambaia foi inaugurada nesta quinta-feira (18). O espaço, que recebeu o investimento de R$ 2,6 milhões, funciona com horário ampliado de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e, aos sábados, das 7h às 12h. São sete equipes Estratégia Saúde da Família para atender um público de aproximadamente 28 mil pessoas, além de quatro equipes de odontologia, com quatro dentistas e quatro técnicos em higiene dental.

A obra teve início em março de 2016. A estrutura, com 725 metros quadrados, possui oito consultórios médicos e quatro odontológicos, além de quatro ambientes de acolhimento e farmácia. Há, ainda, salas para coleta laboratorial, curativos, vacinação, medicação, esterilização e área administrativa. A UBS 12 também oferece fraldários, uma sala para atividades coletivas e um espaço de escovação para a odontologia.

“Quando assumimos o governo, Brasília tinha a menor cobertura de equipes Saúde da Família do País. Tínhamos menos de 30%. Grande parte da cobertura era feita por um modelo antigo e ultrapassado. Resolvemos reestruturar toda a atenção primária do Distrito Federal, adotando exclusivamente a Estratégia Saúde da Família e ampliando a cobertura”, enfatizou o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. O chefe do Executivo classificou esta reestruturação como uma revolução na Saúde, que levou o DF a aumentar a cobertura da ESF para 63%.

A nova UBS assistirá aos moradores das quadras: 202, 204, 206, 208, 210, 212, 404, 406, 410, 412, 414, 416, 610, 612, 614 e 616. O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Daniel Seabra, destaca que o aumento da cobertura ESF em Samambaia é exemplo da prioridade total que esta gestão dá à saúde.

Hoje, a cobertura de Atenção Primária na cidade é de 87,14%, com 53 equipes de saúde distribuídas em 12 UBS. O objetivo da Secretaria de Saúde é concluir, até fevereiro de 2018, o processo de implantação de mais sete equipes, elevando para 60 o total de equipes ESF em Samambaia. Até junho, a meta é atingir 100% de cobertura na cidade.

Daniel Seabra, secretário adjunto de Assistência à Saúde, fala da cobertura ESF em Samambaia

“Nós tínhamos 41 equipes da Saúde da Família em janeiro de 2015, hoje são 53 equipes, com a perspectiva de chegar a 60 até fevereiro. Isso equivale a um aumento de mais 76 mil pessoas cobertas pela Saúde da Família só em Samambaia”, explicou Seabra.

Ao lado da primeira-dama e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg, o governador também anunciou que pretende fazer contratações para cargos como agente penitenciário e professor, mas a prioridade é para os cargos vagos da Secretaria de Saúde que precisam ser preenchidos.

“Nós estamos inovando no modelo de alta complexidade com a criação do Instituto Hospital de Base, que terá um modelo de gestão ágil, que vai permitir a compra de medicamentos e equipamentos, contratação de pessoal mais rápida, como exige a saúde. Isso vai aumentar a produtividade, como a de cirurgias. Quem vai ganhar com isso é a população”, complementou o governador.

Rollemberg também anunciou que neste semestre será inaugurado o bloco 2 do Hospital da Criança, que terá 202 leitos de enfermaria e 38 de UTI pediátrica, que atenderá a demanda de alta e média complexidade de pediatria.

O chefe do Executivo lembrou, ainda, que o Governo de Brasília apresentou ao Ministério da Saúde e à Caixa Econômica Federal o projeto de construção do Hospital do Câncer. “Queremos fazer a licitação deste hospital ainda este ano”, finalizou.

Governador Rodrigo Rollemberg, sua esposa, Márcia Rollemberg, e Daniel Seabra percorrem as instalações da UBS 12

NOVAS UNIDADES – Samambaia faz parte da Região de Saúde Sudoeste, a maior do DF. Engloba Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas e Vicente Pires, localidades com população de 811.607 habitantes. Somente em Samambaia são 232.386 moradores.

Outras unidades serão inauguradas ainda este semestre. Duas delas destinadas a atender a população do Sol de Nascente e do Pôr do Sol, em Ceilândia. A terceira fica na Fercal.

Também estão licitadas a construção de quatro UBSs: em Ceilândia, Planaltina, Recanto das Emas e Samambaia.

MODELO – A Estratégia Saúde da Família oferece atendimento por equipes formadas por médicos da família, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Cada equipe é responsável por atender um grupo de 3,5 mil moradores.

O modelo de ESF também permite que a população tenha acesso facilitados aos serviços de saúde próximos de casa, inclusive, sem agenda marcada e com horário ampliado de segunda a sexta-feira, e aos sábados pela manhã. A idéia é desafogar os prontos-socorros dos hospitais, que devem ficar responsáveis apenas pelos casos complexos.

Confira a galeria de fotos.

Leia também...