Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/06/14 às 20h57 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Samambaia promove palestra sobre transfusão de sangue

COMPARTILHAR

Destaque para padronização de formulários

 

A Agência Transfusional (Banco de Sangue) de Samambaia promove a palestra Padronização de Formulários de Pedidos Transfusionais, com o objetivo de conscientizar a equipe quanto a importância de realizar o procedimento de acordo com a legislação vigente. A palestra conta com o apoio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e será realizada nesta quarta-feira (4), das 9h às 11h, na sala de reunião do Hospital Regional (HRSam).

“O novo formulário de requisição transfusional está completamente de acordo com o que é imposto pela Portaria n° 2.712/2013 e, no treinamento, haverá a orientação necessária para o preenchimento adequado”, explica a biomédica e supervisora técnica da Agência Transfusional de Samambaia, Amanda Itaiciara Esteves Pereira Soares.

A palestra é direcionada às equipes médica e de enfermagem das unidades assistenciais do HRSam e também da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. O cronograma compreende apresentação da hematologista e hemoterapeuta, Ana Elisabete Holanda Vilela; abordagem do novo formulário de requisição de hemocomponente e apresentação do ato transfusional regido pela nova Portaria.

Portaria

A Portaria n°. 2.712 de 12 de novembro de 2013, do Ministério da Saúde, redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos, estabelecendo em seus princípios gerais, que a transfusão de sangue e de seus componentes deve ser utilizada de forma criteriosa.

Iêda Oliveira, da Agência Saúde DF