Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/05/15 às 10h47 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Samambaia realiza gincana em incentivo à higienização das mãos

COMPARTILHAR

Ação estimula a prevenção de infecções hospitalares

BRASÍLIA (27/5/15) – Para celebrar o Dia Mundial de Higienização das Mãos e o Dia Nacional de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar, comemorados neste mês de maio, dias 5 e 15, respectivamente, o Hospital Regional de Samambaia promoverá junto aos servidores o VII Dia de Incentivo à Higiene das Mãos. O evento, que será na modalidade de gincana, será nesta quinta-feira (28), às 8h, na tenda da unidade.

O objetivo é promover a integração dos servidores das unidades de saúde de Samambaia, de forma a conscientizá-los acerca da importância da higiene das mãos como medida fundamental para a prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde. Os profissionais estarão representados em 15 grupos.

“O evento tem a finalidade de sensibilizar, de forma lúdica, os profissionais de saúde, que são os principais controladores de infecção, quanto à necessidade da higienização das mãos, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde”, alerta a infectologista do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), Somnia Marlene Cadogan Piraggini.

Os temas propostos aos grupos foram: higienização das mãos; precauções padrão e adicionais; segurança do paciente; manejo dos resíduos e acidente com material biológico.

Os participantes poderão apresentar o tema escolhido de forma livre, por meio de exposição oral, dramatização, música, mímica, declamação de poema, poesia, dinâmicas, entre outros. Os trabalhos serão julgados por um júri composto por servidores da Regional de Saúde. As três melhores apresentações serão premiadas.

A ação é promovida pelo Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar, Núcleo de Qualidade Hospitalar e Segurança do Paciente e Núcleo de Gerenciamento de Resíduos.

Segue a programação

8h15 – Apresentação do vídeo dos servidores e distribuição do “Bate palmas”
8h30 – Apresentação Musical – “Lava uma lava outra mão”
8h45 – Abertura do Evento
9h – Sorteio das apresentações dos grupos de trabalho
9h15 – Início das apresentações dos grupos
11h20 – Coffee Break
11h30 – Sorteio de Brindes
11h45 – Demonstração mímica da técnica de Higienização das Mãos – GEQUALIS
12h – Revelação dos ganhadores com entrega da premiação
12h15 – Encerramento e entrega dos materiais educativos

Leia também...