Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/06/14 às 17h57 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Samambaia oferece 40 vagas diárias para marcação de consulta

COMPARTILHAR

Agendamento para o ambulatório passa a ser feito todos os dias

O sistema de marcação de consultas do ambulatório do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) será modificado a partir do mês de julho. O agendamento que antes era realizado conforme a especialidade, em dias determinados no mês, passará a ser feito em todos os dias da semana (segunda-feira à sexta-feira), independente da especialidade. Serão oferecidas 40 vagas diárias, sendo 20 solicitações pela manhã e 20 à tarde.

“O intuito desse novo modelo de marcação é trazer mais tranquilidade e comodidade para os pacientes, evitando que fiquem em longas filas à espera da marcação da consulta, que é um direito do cidadão”, esclarece o diretor do HRSam, Luciano Gomes Almeida.

A gerente de Enfermagem do hospital, Rúbia Márcia Carvalho, também reforça o motivo da mudança. “Devido ao aumento do público que busca atendimento no ambulatório, houve a necessidade de reestruturar a dinâmica de marcações. Desta forma, o que procuramos foi adequar o atendimento à população, tornando o acesso mais organizado”, disse.

Para a supervisora de enfermagem do ambulatório, Mônica Moura Leite, a alteração facilitará o acesso dos pacientes. “Essa medida vai melhorar o atendimento para os pacientes no que diz respeito à marcação de consultas e aos retornos, pois terão à disposição todos os dias da semana para marcar a sua consulta e não somente um dia”, informa.

De janeiro a maio deste ano, o ambulatório realizou mais de oito mil atendimentos. A unidade oferece assistência ambulatorial em várias especialidades, tais como: cardiologia, cirurgia geral, cirurgia ginecológica, dermatologia, geriatria, mastologia, pequenas cirurgias, planejamento familiar, urologia (vasectomia) e endocrinologia (para atendimento específico de hipertireoidismo, nódulos tireoidianos, disfunção da adrenal, doenças neuroendócrinas e diabetes insulino dependentes com complicações). Além disso, a unidade realiza exames e procedimentos como eletrocardiograma, tele-eletro e estomias.

Rotina da marcação

As consultas no ambulatório visam atender moradores encaminhados da área de abrangência: Samambaia, Recanto das Emas e Santo Antônio do Descoberto, no Entorno.

Serão 40 solicitações de marcações diárias, 20 no período da manhã e 20 à tarde. É necessário apresentar ficha específica (guia de consulta) do encaminhamento, cartão da SES, cartão da unidade de saúde e documento de identidade.

Atendidas as exigências para o agendamento, o paciente terá o seu nome inserido na lista da especialidade pretendida e o profissional do ambulatório entrará em contato posteriormente para informar a data e o horário da consulta. As marcações serão de acordo com a vaga na especialidade requisitada.

Já as especialidades cardiologia, dermatologia e mastologia são reguladas. Nesse caso, o agendamento para a primeira consulta é realizado por meio do Sistema de Regulação (Sisreg), em que as solicitações de atendimento ambulatorial podem ser originadas em qualquer unidade da SES/DF e encaminhadas via sistema para a central própria, onde é feita a busca das vagas disponíveis.

O telefone do ambulatório do HRSam para outras informações é o 3458-9831.

Iêda Oliveira, da Agência Saúde DF

 

Leia também...