Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/01/13 às 12h28 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Samambaia tem ambulatório para a saúde do servidor

Atendimento clínico aos profissionais da Regional

Desde o início do mês está funcionando no Hospital Regional de Samambaia (HRSam) o ambulatório do servidor. O serviço, que tem como objetivo prestar atendimento clínico aos profissionais da Regional de Samambaia, fica à disposição dos profissionais nas segundas-feiras e quintas-feiras, das 13h às 17h, com capacidade para até dez atendimentos por dia.

A iniciativa foi tomada com base em uma pesquisa realizada entre os servidores, no início do mês de novembro, para avaliar sugestões e reclamações em relação ao ambiente de trabalho. Uma das questões apontadas foi a falta de um serviço voltado para a saúde dos profissionais. Dessa forma, o ambulatório foi instituído a fim de atender a essa solicitação dos servidores, propiciando uma alternativa para os cuidados com a saúde e o bem estar no ambiente de trabalho.

O coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles, enfatizou a importância e os benefícios que o serviço proporcionará aos profissionais da Regional. “A finalidade do ambulatório é também de promover a valorização, a facilidade de acesso e maior conforto para os servidores”, destacou o coordenador.

Quem já aproveitou a novidade foi a servidora Maria Mirian Vidal Maia, 44 anos, que atua na lavanderia do hospital. “Pelo tipo de trabalho que realizo na lavanderia, venho sentindo dores nas costas e dificuldade para dormir. Fiquei sabendo do ambulatório e já me consultei com a médica. Ela prescreveu exames e também a medicação. Achei uma ótima iniciativa”, concluiu.

Para o diretor de Atenção à Saúde de Samambaia, Élio de Aguiar, o ambulatório trará benefícios para o servidor. “O serviço proporcionará um controle maior da saúde dos servidores de Samambaia, o que poderá diminuir o número de atestados e também aumentar a produção daquele profissional que está com algum problema de saúde”, analisou.

O atendimento no ambulatório do servidor é de clínica médica. Se durante a avaliação for verificada a necessidade do encaminhamento para outras especialidades, e inclusive a realização de exames, os servidores deverão proceder a marcação, conforme a demanda normal dos demais pacientes.

Todos os servidores da Regional (hospital, UPA, centros de saúde, clínicas da família e unidades básicas de saúde) podem usufruir do serviço. Basta apresentar o crachá e o cartão do SUS no ambulatório.

Iêda Oliveira