Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/06/13 às 18h55 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Samu tem novo serviço para a Copa das Confederações

COMPARTILHAR

Posto Móvel de Regulação atenderá na área externa do Mané Garrincha

Durante os jogos da Copa das Confederações, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) da Secretaria de Saúde terá uma inovação. Trata-se do Posto Móvel de Regulação – um veículo adaptado que abriga a equipe responsável pela coordenação de todo o atendimento de saúde na área externa do Estádio Nacional Mané Garrincha e nos eventos paralelos programados.

“A unidade móvel é similar à Central de Regulação da SES. Esta estrutura é um acréscimo aos nossos serviços e foi concebida para não prejudicar o atendimento de rotina realizado pelo Samu”, diz a chefe de Enfermagem do serviço, Fernanda Carneiro.

O posto móvel é informatizado e tem um sistema de radio para garantir a comunicação entre todas as equipes designadas para trabalhar no evento. A unidade, que ficará estacionada na parte externa do estádio durante os jogos, é formada por uma equipe com médico regulador, rádio operador e enfermeiro.

Nos dois jogos realizados no Estádio Mané Garrincha – entre Brasiliense e Brasília, no dia 18 de maio, e entre Santos e Flamengo, no ultimo dia 26 –, o posto móvel de regulação foi testado e aprovado. “A unidade funcionou muito bem nos dois eventos”, enfatiza Fernanda. O primeiro jogo da Copa das Confederações em Brasília será Brasil e Japão na abertura da competição, dia 15 de junho às 16h.

Celi Gomes