Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/10/12 às 19h57 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

SAMU promove curso de capacitação de enfermeiros

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) realiza até o dia 25 de outubro, Curso de Capacitação para Enfermeiros, na antiga Sede do Samu, no Parque de Apoio ao lado do Clube da Saúde. Essa é uma estratégia para qualificar e aperfeiçoar os atendimentos de urgência da rede de saúde do Distrito Federal.

Participam do curso 30 profissionais lotados no SAMU, recém-nomeados pela Secretaria de Saúde – SES/DF. A capacitação esta sendo feita para qualificar o atendimento intra-hospitalar, no caso das salas de emergência do Guará, Ceilândia e Hospital de Base, e para atendimento pré-hospitalar que acontece nas ambulâncias e viaturas do SAMU.

De acordo com o Coordenador do Núcleo de Educação em Urgências – NEU, Marcio Melo Martins a capacitação tem como objetivo melhorar o atendimento das urgências e emergências. A carga horária do curso é de 158 horas, sendo 54 de estágio em viatura, regulação e sala de emergência.

O núcleo de educação tem como objetivo estimular a criação de equipes multiplicadoras em cada região, que possam implementar a educação continuada nos serviços de urgência. “Os profissionais de nível superior que acabaram de entrar no SAMU precisam de qualificação adequada, já que na maior parte das faculdades a matéria de cuidados em emergência e urgência não faz parte da grade curricular”, explica Marcio.

Raquel Teixeira