Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/11/15 às 18h00 - Atualizado em 30/10/18 às 15h13

Samu realiza II Jornada Científica

COMPARTILHAR

Até sexta-feira (13), o Atendimento Pré-Hospitalar será discutido

BRASÍLIA (12/11/15) – Sob o tema: “Dez anos Samu/DF: Desafios emergentes no Atendimento Pré-Hospitalar (APH)” teve início, na noite desta quarta-feira (11), a II Jornada Científica do Samu/DF. O evento também faz parte das comemorações dos 10 anos do serviço no Distrito Federal.

A jornada, que vai até sexta-feira (13), será uma oportunidade de atualização técnico-científica e divulgação dos serviços prestados à comunidade do DF. A segunda edição contará com palestras e mesas-redondas e representará um espaço para a troca de experiências e saberes entre os profissionais do APH, docentes, estudantes e colaboradores.

De acordo com a diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (FS/UnB), Maria Fátima de Sousa, o evento marcará o segundo semestre do curso e fortalecerá a integração ensino-serviço, cada vez mais necessária à formação profissional de qualidade na área da saúde. “A FS dos nossos sonhos conta com a sabedoria dos serviços para formar futuros profissionais de saúde com a qualidade que a população brasileira merece e trazer a comemoração dos dez anos do Samu para nossa casa é mais uma oportunidade de fortalecer essa parceria e proporcionar aprendizado aos nossos estudantes e professores”, afirma.

O assessor técnico do gabinete da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, e professor da pós-graduação da FS/UnB, Marcos da Silveira, vê o Samu como um cimento entre a vida diária e a possibilidade de um atendimento hospitalar. Para ele, com o serviço há suporte para a vida diante de qualquer circunstância ou infortúnio e pode-se ter a segurança e garantia de acesso ao serviço de emergência. “Tivemos um momento no País em que não existia o Samu e a mortalidade de pessoas que não eram atendidas com adequada tecnologia, forma e em tempo corretos, era extremamente elevada. Por isso, é muito importante que valorizemos este grande instrumento do SUS e seus trabalhadores não apenas quando precisamos”.

A II Jornada Científica do Samu/DF é uma promoção do serviço, com apoio do Núcleo de Educação em Urgências (NEU/SAMU-DF) e da Liga Acadêmica de Enfermagem em Trauma e Emergência da Faculdade de Ciências da Saúde/UnB (Laete-FS/UnB). A atividade ocorre até sexta-feira (13), a partir das 19horas, no Auditório 3 da FS/UnB, Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte.

Confira a programação
http://www.samu192df.com.br/samu/divulgacao.php?idAtend=00258

Leia também...