Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/07/17 às 17h09 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Samu treinará agentes do Metrô para prestar primeiros socorros aos usuários

Acordo de cooperação foi assinado nesta quinta-feira (6)

BRASÍLIA (6/7/17) – Responsável pelo transporte de aproximadamente 200 mil passageiros por dia, o Metrô passará a contar com a colaboração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na capacitação de agentes da empresa para prestarem os primeiros socorros aos usuários em situações simples e até em caso de catástrofes. A parceria foi estabelecida após assinatura, nesta quinta-feira (6), de um termo de cooperação técnica entre os dois órgãos.

“Isso mostra a importância do trabalho desenvolvido pelo Samu no Distrito Federal. Queremos cada vez mais estar integrados a diversas áreas para nos tornarmos mais fortes e aperfeiçoar o atendimento à população”, destacou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, ao reforçar que a pasta trabalha para melhorar as condições de trabalho do Samu.

O treinamento será destinado aos agentes do corpo de segurança e de estação, de acordo com solicitação do Metrô. Segundo o diretor-presidente da companhia, Marcelo Dourado, há 24 estações de trem em todo o DF. Ele explicou que, em média, por semana, cinco passageiros apresentam algum tipo de mal-estar.

“Com essa parceria, vamos intensificar os cursos e ações de capacitação para os nossos agentes realizarem esse primeiro atendimento ao passageiro. O Samu também nos ajudará com a avaliação dos equipamentos utilizados para fazer os primeiros-socorros, verificando se estão de acordo com as normas”, disse Dourado.

O diretor-presidente informou, ainda, que a empresa licitará a compra de quatro automóveis de simples remoção para fazer o transporte de passageiros até as unidades de saúde, quando tal ação for necessária. “Temos que estar preparados para situações de catástrofes, porque temos muitas pessoas circulando nas plataformas e estações”, finalizou.