Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/11/18 às 12h22 - Atualizado em 26/11/18 às 13h36

Hospital de Santa Maria promove eventos em alusão ao Novembro Roxo

 

O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) promove, entre os dias 27 e 29 de novembro, eventos em alusão ao Novembro Roxo, mês da prematuridade. A programação inclui roda de conversa, sessão de fotografia e palestras para os servidores.

 

Nesta terça-feira (27), a roda de conversa será com mães de bebês que já estiveram e que ainda estão internados na UTI Neonatal do hospital. Está prevista a participação de cerca de 48 mulheres. Será abordado o Método Canguru, com dinâmicas desenvolvidas pela psicóloga Christina Adalucia e presença de equipe multiprofissional de saúde para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre o papel de cada profissional.

 

“Para as crianças que estiverem com as mães, terá brinquedos como piscina de bolinha, escorrega, gangorra e tatame de blocos de montar. No encerramento haverá um chá da tarde e entrega de lembrancinhas para mães e crianças”, conta a coordenadora de enfermagem da UTI Neonatal do hospital, Janaína Silva Rogério.

 

Enfermeira Janaína destaca importância da família na recuperação dos prematuros.

 

PALESTRAS – Na quarta-feira (28), o auditório do HRSM será palco de palestras voltadas para os servidores. Serão abordadas quatro temáticas: cuidados individualizados ao prematuro, desenvolvimento do recém-nascido prematuro, atuação da fonoaudiologia e parentalidade.

 

Na quinta-feira (29), mamães e bebês serão fotografados por Fabíola Celeste Schmidt, que, voluntariamente, fará os cliques e presenteará as mães com as fotos impressas posteriormente.

 

“Os bebês só serão liberados para o ensaio fotográfico após passarem por análise clínica e receberem a autorização”, ressalta a enfermeira, garantindo, assim, a segurança e a saúde dos pequenos.

 

Para Janaína Silva, o evento é importante para mostras às mães o papel delas na terapêutica dos filhos internados. “Mostrar, também, que a aproximação delas e da família é essencial na recuperação dos bebês. Queremos, enquanto equipe, homenagear as mães e familiares e demostrar o quanto nos importamos com nossos pequenos guerreiros”, finaliza.

 

Alline Martins, da Agência Saúde

Foto: Adinair Cloris S. Almeida/Saúde-DF