Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/06/13 às 13h32 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

São Sebastião capacita servidores de Atenção Primária em Diabetes

COMPARTILHAR

Objetivo é melhorar a atuação para o desenvolvimento das atividades de prevenção  e controle

Os servidores da Atenção Primária estão sendo capacitados  em diabetes, na Regional de Saúde de São Sebastião. O curso  está sendo ministrado nesta sexta-feira (7).

Segundo  a coordenadora de diabetes na regional de São Sebastião, Érica Correia Garcia,   o objetivo do curso é capacitar os servidores para assistir o paciente  com diabetes. “esperamos  uma melhor atuação de profissionais da atenção primária em saúde, para o desenvolvimento  das atividades de prevenção  e controle do diabetes, ajudando  o paciente diabético no alcance das metas  glicêmicas e  metabólicas é capaz de  minimizar  as complicações crônicas relacionadas à doença”, disse.

Para o coordenador da regional de saúde, Marcus Costa, “a implementação  deste projeto visa preparar profissionais  para atuarem na redução da incidência de diabetes mellitus no DF, ampliação do diagnóstico e alcance da meta do indicador ‘internação por complicação por Diabetes’”, finaliza o coordenador.

Após acolhimento e apresentação do  curso,  serão aplicados  questionários de avaliação, aula sobre rastreamento, diagnóstico, metas terapêuticas e monitorização, protocolo de enfermagem,  e distribuição de insumos  para diabetes na SES/DF , ensinado o auto  cuidado, linha de cuidados, tratamento com antidiabéticos orais (apresentação e discussão de casos clínicos), abordagem nutricional em diabetes, atividade complementar  e avaliação final.

Segundo a gerente de Saúde da Família,  Charleny Mangolin, “a  importância de cursos como este é manter a equipe profissional de saúde sempre  atualizada para atender com competência  e agilidade a população”.

O curso está sendo ministrado no auditório da regional de Saúde de São Sebastião. São  oito horas presenciais e 12 à distância e tem como facilitadores as médicas Alexandra Rubim Sete, Érica Correia Garcia; e as enfermeiras Danyelle Lorrane e Lisa Pires Faria, além da nutricionista Maria Aparecida  Nascimento.

Marina Ávila