Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/05/19 às 14h49 - Atualizado em 28/05/19 às 16h13

São Sebastião e Ceilândia recebem novos centros de hidratação

COMPARTILHAR

 

 

Tendas começaram a funcionar nesta terça-feira só para pessoas com suspeita de dengue

 

Dois novos centros de hidratação começaram a funcionar, nesta terça-feira (28), em São Sebastião e Ceilândia. As tendas foram montadas em frente às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das duas regiões administrativas, para atender, exclusivamente, pacientes com suspeita de dengue. O horário de funcionamento é das 7h às 19h.

 

De sábado (25) até ontem (27), 1.409 pessoas foram assistidas nos centros montados. Somente na tenda de São Sebastião, erguida hoje (28), 45 pacientes foram atendidos nas primeiras cinco horas de funcionamento. Um deles foi o auxiliar de escritório Vandeilton Matos, 24 anos. Há dias sentindo dores pelo corpo, procurou a rede pública de saúde, sendo atendido apenas hoje. “Antes, era bem demorado, mas agora, com a tenda, o atendimento foi rápido. É assim que deveria ser todos os dias”, comentou.

 

Nos locais, há médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que oferecem rápida resposta ao cidadão que busca atendimento. A classificação de risco é feita pelos profissionais de saúde dentro das UPAs e unidades básicas de saúde (UBS). Eles direcionam os pacientes para as tendas, onde são oferecidas hidratações oral e venosa, e o diagnóstico clínico, que é soberano.

 

“As duas novas tendas são de extrema importância, tendo em vista que houve um aumento acentuado de casos de dengue nesses dois locais. Então, é mais um ponto de apoio onde a população pode recorrer, com o atendimento sendo mais facilitado para as pessoas”, afirma o coordenador de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Elissandro Noronha.

 

MAIS TENDAS – Na tarde de ontem (27), outra tenda foi montada no estacionamento do Hospital Regional de Samambaia (HRSam). E, no mesmo dia, começou a atender pessoas.

 

Além disso, está em estudo, pela Secretaria de Saúde do DF, a abertura de mais dois espaços em Brazlândia e Recanto das Emas, assim que as equipes de profissionais estiverem montadas.

 

No momento, o Distrito Federal conta com nove tendas para atender pacientes com suspeita de dengue. Além da instalada em Samambaia, outras seis funcionam, desde sábado (25), no Varjão, Candangolândia, Itapoã, Planaltina, Estrutural e Sobradinho II.

 

Já as tendas em Ceilândia e São Sebastião estão sob a gestão do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), em parceria com a Secretaria de Saúde.

 

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF

Leia também...