Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/05/14 às 19h51 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

São Sebastião promove atividade de lazer para idosos

COMPARTILHAR

Diversos pontos turísticos foram visitados

A coordenação geral de Saúde de São Sebastião realizou nesta sexta-feira (23) um passeio pelos pontos turísticos de Brasília com o Grupo de Idosos do Centro de Saúde nº1. Foram visitados o Catetinho, Memorial JK, Catedral e a Praça dos Três Poderes. O evento teve início às 8h com a saída da Regional de Saúde em um ônibus especial. Participaram da iniciativa 100 pessoas, entre idosos e familiares.

“É importante desenvolver atividades como essas para que o idoso se sinta querido e respeitado. O trabalho é árduo, mas vale a pena ver a satisfação e a alegria em seus olhares”, relatou a coordenadora operacional do grupo, Mara Ougano.

Moradora de São Sebastião, a aposentada Cíntia Mascarenhas, 65 anos, esteve presente no passeio. “Foi agradável. Gostei muito. Agradeço a Regional pela oportunidade. A Mara é maravilhosa, encantadora”, descreveu.

O Grupo

Criado em 2012, o Grupo de Idosos tem como objetivo a promoção da saúde. “Nessa época, contava com a participação de 17 pessoas e hoje, são 215”, comentou Mara. Ela atribui esse aumento à divulgação do trabalho pelos próprios idosos. “Tenho como meta fazer mensalmente um passeio e proporcionar felicidade aos idosos”, afirmou.

Durante a semana, são desenvolvidas atividades como oficina de tapeçaria, dança de salão, dança do ventre e educação física. “Realizo esse trabalho com amor incondicional, semelhante ao amor maternal que faria de tudo pelo seu próprio filho”, contou a coordenador do Grupo.

Para a diretora de Atenção à Saúde de São Sebastião, Tereza Cristina Veverka, o Grupo de Idosos tem como foco a ressocialização e fortalecer a união entre a família e o paciente. “Esse trabalho também viabiliza além da avaliação clínica, do tratamento, a ressignificação do idoso, ou seja, valorizá-lo como peça importante na sociedade. Atividades como essas ajudam a evitar doenças como depressão entre outras”, disse.

O Grupo é aberto à comunidade. Para participar, o interessado deve comparecer ao Centro de Saúde nº1 de São Sebastião localizado no Centro de Múltiplas Atividades Conjunto 10 (ao lado da Regional de Saúde).

Por Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF

Leia também...