Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/11/13 às 19h38 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Saúde amplia Emergência do Hospital de Samambaia

COMPARTILHAR

Novos leitos e mais qualidade para os pacientes 

Foto: Renato Araújo

O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, visitou nesta quinta-feira (28) as novas instalações do box da emergência (sala vermelha) do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), que foram ampliadas e passaram a contar com sete leitos. Quatro novas mesas cirúrgicas também foram entregues pelo secretário.

“Com isso, vamos reforçar a rede de urgência e emergência. Essa ampliação passa a ser referência para a UPA de Samambaia, pois aumenta a capacidade de atendimento a pacientes graves na sala vermelha”, destaca Rafael Barbosa.

O secretário conversou com servidores e adiantou que, além dessas melhorias, o objetivo também é reforçar o quadro de ginecologistas da unidade, com a contratação de novos profissionais e também de ampliar as instalações do hospital. “Vamos recompor o quadro de ginecologistas e obstetras e estamos negociando a compra do terreno ao lado para ampliar o Hospital de Samambaia”, enfatizou Rafael Barbosa ao agradecer o esforço e o desempenho da equipe ao longo deste ano.

Foram investidos cerca de R$ 99 mil na reforma do pronto-socorro, que compreendeu também a colocação de pontos de oxigênio a vácuo e ar comprimido em todos os leitos da sala de observação (sala amarela), novas poltronas para acomodar melhor os acompanhantes, pintura e sinalizações adequadas em todo o ambiente.

Agora, a população de Samambaia, estimada em mais de 200 mil habitantes, tem à disposição um pronto-socorro renovado, com sete leitos no box de emergência (antes eram somente dois) e banheiro adaptado para portadores de necessidades especiais.

As melhorias continuam em outros ambientes da emergência. A sala de acolhimento e classificação de risco, os banheiros externos e as acomodações dos pacientes que aguardam atendimento também terão nova aparência.

“Com essa reforma o hospital pode dar mais apoio à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de ampliar nossa capacidade de atendimento”, explicou o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Fontes.

Para o diretor do Hospital Regional de Samambaia, Élio de Aguiar, a ampliação do box de emergência foi imprescindível para a população de Samambaia. “Essa reforma intensifica a assistência médica aos pacientes graves, além do apoio às UPAS”, informou.

Mais qualidade na assistência aos pacientes

Novos monitores cardíacos, ventiladores mecânicos (respiradores) e macas de transporte também foram instalados na sala vermelha. O paciente agora conta com assistência 24 horas de uma equipe formada por médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem. Uma estrutura melhor para agilizar o atendimento às urgências e emergências e proporcionar maior suporte às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia e do Recanto das Emas.

“Assim que entrei na emergência me surpreendi com a limpeza, as paredes, tudo bem sinalizado. O atendimento também foi muito bom e rápido e essas poltronas são muito confortáveis”, relata Larissa dos Santos Souza, 22 anos, moradora de Ceilândia.

O Centro Cirúrgico também foi ampliado. A unidade recebeu três mesas cirúrgicas modernas e todos os focos de luz foram trocados. O local que contava com duas salas, agora dispõe de três ambientes para cirurgias de pequena e média complexidade.

O HRSam realiza, atualmente, no centro cirúrgico procedimentos de pequena e média complexidades, como cirurgia para tratamento de hérnia, colescistectomia (vesícula), reconstrução de trânsito intestinal, vasectomia, mastectomia com reconstrução mamária, tireoidectomia, entre outras.

Por Iêda Oliveira, da Agência Saúde DF
Atedimento à imprensa
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...