Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/10/13 às 21h33 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Saúde Bucal do Guará apresenta teatro em creche

COMPARTILHAR

Crianças recebem kits de higiene dental


Na semana da criança, a equipe de Saúde Bucal da Regional de Saúde do Guará esteve presente com seu teatro na creche Turminha do Saber, para informar as crianças sobre escovação adequada, uso do fio dental e alimentação. Ao final, foram distribuídos kits de higiene bucal.

Em maio, a Secretaria de Saúde distribuiu 6 mil kits de higiene bucal para centros de saúde de todo Distrito Federal, ação que ajudará a conscientizar a população sobre a importância dos cuidados odontológicos. Além dos kits, que contém escova, pasta e fio dental, foram distribuídos 200 bonecos de pelúcia – tigres, jacarés, ursos e coelhos – 50 fantasias de dentinho e os 50 kits com seis fantoches representando o creme dental, escova dental, fio dental, dentinho, bicho da cárie e o dentista, que servirão de modelo para ensinar a higiene bucal e a evolução das principais doenças que afetam a boca como a cárie e doenças periodontais.

A coordenadora da creche, Ana Paula P. das Neves, destacou que é uma experiência enriquecedora para as crianças. “O teatro tem a capacidade de transformar a nossa percepção e, principalmente, a da criança que começa também a ter outro olhar bem diferente do que é passado dentro de casa pelos pais com aquele sentido de obrigação”, afirmou.

O material educativo para a técnica em higiene dental, Vivian Marie, é uma ajuda e tanto para passar a informação sem ser enfadonha. “É fundamental esse trabalho porque muitas vezes essa criança não recebe a informação do pai e ao invés de se ter um trabalho preventivo, acaba sendo o de remediar aquela situação. A ação com o teatro traz a informação de maneira didática e simples e a criança leva isso para casa e consequentemente para os pais”, salienta.

A porta de entrada para saúde bucal é o centro de saúde mais próximo da residência. Todos os centros oferecem atendimentos odontológicos para todas as faixas etárias da população. Quando são necessários procedimentos especializados, o dentista do centro de saúde encaminha o paciente para um dos dez Centros Especializados de Odontologia do DF.

Érika Bragança

Leia também...