Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/06/21 às 18h34 - Atualizado em 23/06/21 às 18h46

Saúde começa a vacinar os garis do Serviço de Limpeza Urbana

Trabalhadores foram inclusos no grupo prioritário e os primeiros da lista já foram imunizados

 

JOHNNY BRAGA*

 

Foi em clima de festa junina que os garis do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) começaram a receber a primeira dose vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira (23). As primeiras 300 doses para os profissionais selecionados foram aplicadas no ponto de vacinação do Parque da Cidade que, na ocasião, foi todo ornamentado para receber os trabalhadores incluídos no grupo prioritário. O clima de “arraiá” era perceptível de longe, com os servidores vestidos a caráter e com animação que as festas juninas trazem. A vacinação foi tranquila e ocorreu de forma segura e respeitando o distanciamento.

 

Ponto de vacinação foi ornamentado para a ocasião junina – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

A Secretaria de Saúde planeja vacinar, até sexta-feira (25), 900 garis das três empresas que prestam serviço de limpeza pública no DF: Suma Brasil, Valor Ambiental e Sustentare. Lindomar Correa, de 38 anos, foi o primeiro gari a receber a vacina. Ele trabalha há cinco anos em uma das empresas que prestam serviço para o SLU, a Valor Ambiental e falou um pouco sobre esse momento. “Estou me sentindo muito feliz. Foi demorado, mas chegou. Somos da linha de frente e fiquei muito feliz por todos que lutaram por nós e será um dia marcante, não só para mim, mas também para meus colegas de trabalho”, disse.

 

O sentimento de alívio foi sentido ao receber a primeira dose contra a Covid-19 – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, destaca o avanço da vacinação no DF contemplando categorias prioritárias. “Estamos felizes em poder avançar cada vez mais, e levando a vacina para os trabalhadores da limpeza urbana. Os garis têm um papel fundamental em nossa cidade e devem ser vacinados para que possam trabalhar com segurança e tranquilidade”, disse Okumoto, ressaltando a importância dessa parceria com o SLU e outros órgãos do governo, seguindo determinação do governador Ibaneis Rocha.

 

Os servidores estavam vestidos a caráter em clima de São João – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Para o diretor-presidente do SLU, Silvio de Morais, a inclusão dos garis nos grupos prioritários foi uma conquista, mas também é um reconhecimento dos serviços prestados. “Durante todo esse período de pandemia, a prestação de serviço de limpeza pública não parou. Cada cantinho da nossa cidade limpa tem por trás a atuação de um gari e essa vacinação traz no coração deles um conforto de que o trabalho é reconhecido pelo Governo do Distrito Federal”.

 

Segunda dose foi aplicada na modalidade drive-thru – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

O diretor de comunicação do Sindicato de Limpeza Urbana do Distrito Federal, Raimundo Nonato, também esteve presente para conferir de perto a conquista da categoria. “Quero agradecer ao Silvio, presidente do SLU, que sempre esteve de portas abertas para nos receber e juntos dialogamos em busca de uma solução. Hoje é um dia de alegria para esses trabalhadores que vão poder fazer seu trabalho diuturnamente em paz, tranquilo porque estão sendo imunizados”, afirma.

 

O ponto de vacinação do Parque da Cidade também aplicou a segunda dose durante todo o dia na modalidade drive-thru.

 

*Com informações da Ascom do SLU