Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/05/14 às 14h52 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Saúde comemora Semana Distrital de Doação de Leite Materno

COMPARTILHAR

Iniciativa visa o abastecimento contínuo dos bancos de leite do DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) realiza a Semana Distrital de Doação de Leite Materno. De 16 a 26 de maio, 10 Bancos de Leite Humano (BLH) e dois Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH) promoverão o encontro das doadoras e das mães receptoras do leite materno e oferecerão atividades específicas para esse público. A comemoração distrital ocorrerá no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), no dia 19, às 9h da manhã.

O público-alvo da Semana são profissionais de saúde, mães doadoras de leite materno, receptoras e seus filhos. “Também queremos divulgar a ação para as gestantes, além de incentivar a doação às mães que estão em casa e ainda não praticaram esse ato”, comenta a coordenadora dos Bancos de Leite Humano e Aleitamento Materno da SES/DF, Miriam Santos

Cada banco de leite vai convocar as mães doadoras para homenagear, além de desenvolver uma atividade específica como, por exemplo, sessão de cinema, dia de beleza e Shantalla. “O principal momento é o encontro da mulher que doou o leite materno com as mães que precisam desse alimento para os seus bebês internados nas unidades neonatais. Queremos prestigiar essas mulheres, pois a doação tem caráter voluntário”, afirma Miriam. Para as doadoras, a SES/DF desenvolveu um certificado como forma de agradecimento.

Oficialização
Instituída por meio da Lei nº5.154, de 19 de agosto de 2013, sancionada pelo governador do DF, Agnelo Queiroz, a Semana Distrital de Doação de Leite Materno foi inserida no calendário oficial de eventos do DF. A programação de incentivo à amamentação será realizada, anualmente, na semana que incluir a data 19 de maio, em que se comemora o Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

A Semana Distrital de Doação de Leite Materno tem o objetivo de comemorar, conscientizar e divulgar a doação de leite materno por meio de campanhas, debates, palestras e seminários. A realização também visa o aumento da doação de leite materno e o abastecimento contínuo dos bancos de leite do DF. “Outro propósito é informar o profissional de saúde sobre o modo como ele pode orientar e acolher as mães desde o pré-natal, e as incentive na doação do leite materno, pois, na realidade, essas mulheres salvam vidas”, diz a coordenadora.

A SES/DF contabilizou de janeiro a abril, 1.880 doadoras e 5.712 litros de leite humano coletados. No mesmo período do ano passado, foram 1.825 e 5.113,4, respectivamente. Mesmo assim ainda é pouco.

Amamentação
Considerado o alimento mais completo para o bebê, o leite materno contém proteínas, vitaminas, gordura, água e outros componentes fundamentais para o completo e correto desenvolvimento do recém-nascido, além de conter substâncias essenciais para protegê-lo contra doenças.

A amamentação contribui para o desenvolvimento emocional do bebê, pois promove uma forte ligação emocional com a mãe, transmitindo-lhe segurança e carinho, de modo a facilitar, mais tarde, o seu relacionamento interpessoal.

As mães que estão amamentando e com excesso de leite podem procurar os BLH ou ligar para o Disque-Saúde, telefone 160 opção 4, para que uma equipe do Corpo de Bombeiros recolha o leite na residência. Segunda a coordenadora, toda mulher saudável que esteja em boa saúde e em processo de amamentação, pode doar leite.

Semana Distrital de Doação de Leite Humano
16/5 (manhã) – BLH Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB)

19/5 (manhã) – Comemoração Distrital na FEPECS

20/5 (tarde) – BLH Hospital Regional de Planaltina (HRPl)

21/5 (manhã) – BLH Hospital Regional do Gama (HRG)
21/5 (tarde) – BLH Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)

22/5 (manhã) – BLH Hospital Regional do Paranoá (HRPa) e PCLH de São Sebastião
22/5 (tarde) – BLH Hospital Regional de Brazlândia (HRBz)

23/5 (manhã) – BLH Hospital Regional de Sobradinho (HRS)
23/5 (tarde) – BLH Hospital Regional de Ceilândia (HRC)

24/5 (manhã) – BLH Hospital Regional de Taguatinga (HRT) TaguaPark

26/5 (manhã) – PCLH Hospital Regional de Samambaia (HRS)
26/5 (tarde) – BLH Hospital Regional da Asa Norte (HRAN)

Outras informações no link
http://www.saude.df.gov.br/programas/489-banco-de-leite.html

Por Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF