Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/07/19 às 17h17 - Atualizado em 2/07/19 às 17h17

Saúde da Família atuará mais perto do programa Ginástica nas Quadras

COMPARTILHAR

O Comitê de Promoção da Saúde, da Secretaria de Saúde, começou o fortalecimento e ampliação do Programa Ginástica nas Quadras, da Secretaria de Educação, no âmbito das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os territórios envolvidos nessa etapa foram as UBSs 1 da Asa Norte, da Vila Planalto e a 1 de Santa Maria.

 

“A proposta é que as atividades do programa sejam desenvolvidas nas UBS, com o envolvimento mais próximo das equipes de Estratégia de Saúde da Família, como por exemplo, o monitoramento mais periódico do estado de saúde dos participantes do programa, como a verificação do estado nutricional e pressão arterial”, diz Helen Altoé, membro do Comitê de Promoção à Saúde.

 

PROGRAMA – O programa Ginástica nas Quadras tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar, prioritariamente idosos, por meio da oferta de práticas esportivas e atividades sociais gratuitas.

 

As aulas são ministradas por professores de educação física da Secretaria de Educação que, por meio de vivências corporais, orientam e conscientizam a comunidade sobre a importância da prática de atividades físicas para a saúde, a autoestima e a socialização.

 

O programa está em Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga. São ofertadas diversas modalidades como natação, hidroginástica, ginástica localizada, yoga, condicionamento físico, entre outras.

 

No contexto das unidades básicas de saúde, a oferta das atividades está nas UBSs nº 12 de Ceilândia, nº 1 do Itapoã,  nº 2 em Águas Claras, n°s 1 e 2 do Gama e nº 1 de Santa Maria.

 

Agência Saúde

Foto: Divulgação