Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/12/13 às 19h12 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Saúde de Planaltina realiza oficina “Vamos celebrar o Natal”

COMPARTILHAR

O Centro de Referências em Práticas Integrativas em Saúde de Planaltina realiza nesta quinta (12), das 8h às 11h, ao lado do Hospital de Planaltina, a oficina “Vamos Celebrar o Natal”, para os profissionais de saúde e a comunidade.
Segundo o gerente do CERPIS, Marcos Freire, a oficina é sobre a importância da data e de suas representações para a saúde. “A atividade visa a valorização da cultura popular e o resgate da sua interface com a saúde individual, coletiva e ambiental”, diz.

Há seis anos o CERPIS promove oficinas de Páscoa, São João, Primavera e Natal, em parceria com a Coordenação da Medicina e Terapias Antroposófica da SES. “Estas ações estão inseridas no observatório do Ministério da Saúde e buscam ressaltar a integração entre a saúde e a cultura dos povos”, diz Marcos.

Para a dona de casa, Maria Coelho, as oficinas que o CERPIS realiza durante o ano são esclarecedoras. “É uma terapia participar e ajuda muito no meu tratamento”, ressalta.

Diversas oficinas estarão abertas para a comunidade como,
Práticas Integrativas em Saúde: Automassagem e Dança Circular (Noite Santa); Verso e lanche; Música Natalina – Kleiton, voz e violão; A Boa Vontade como Símbolo do Natal – Professor Thiago Soares, da Escola Antroposófica Moara; Roda de Conversa, Mensagens e Poesias;
Conto Natalino- Necy contadora de histórias;
e encerramento com Músicas Natalinas.

A coordenadora geral de saúde de Planaltina, Mônica Rocha Rodrigues, ressalta as ações do CERPIS, que oferece cursos e palestras gratuitamente para a comunidade, como por exemplo, Tai Chi Chuan, Automassagem, acupuntura e fornecimento de plantas medicinais. “O Centro atua na atenção primária à saúde da regional de saúde e traz muitos benefícios para a população, como palestras como essa”, afirma.

Além das oficinas que são realizadas todos os anos, o CERPIS atende pessoas de todo o Distrito Federal e Entorno, nas áreas de homeopatia, acupuntura, terapias comunitárias, automassagem, oficinas integrativas, e na distribuição e manipulação de produtos fitoterápicos.

Por Tatiane Gomes, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226