Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/11/13 às 11h09 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Saúde de Taguatinga lança livro de Neuropatias e Pé Diabético

COMPARTILHAR

Referência bibliográfica aos profissionais de saúde que desejam aprofundar o seus conhecimentos científicos

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT), por intermédio da Unidade de Endocrinologia, será palco do lançamento do livro “Neuropatias e Pé Diabético”, nesta quarta-feira (27), às 11h30, no auditório do hospital. 

A obra foi editada pelos endocrinologistas Hermelinda Pedrosa, Lucio Vilar (Pernambuco), e Andrew Boulton (Reino Unido), e conta com autores locais, nacionais, internacionais, Europa e Estados Unidos. O livro tem como propósito servir de referência bibliográfica aos profissionais de saúde que desejam aprofundar o seus conhecimentos científicos em neuropatias e “pé diabético.

Segundo a e coordenadora do Departamento de Pé Diabético da Sociedade Brasileira de Diabetes, Hermelinda Pedrosa, a escolha do lançamento da obra no HRT aconteceu de forma natural. “Este livro é fruto de um trabalho desenvolvido na Neuropatia e Pé Diabético, do Projeto Salvando o Pé Diabético, iniciado no hospital. Além disso, vários autores de capítulos fazem parte da Unidade de Endocrinologia e do Centro de Pé Diabético desta Regional de Saúde, como também de outras Unidades da SES-DF”, destaca a especialista.

“È fantástico um livro como esse. Sou diabético há 29 anos e há 08 faço tratamento de pé diabético. Venho para o HRT uma vez por semana para consulta e procedimentos. Para mim, o atendimento dos profissionais desta unidade é excelente, desde a recepção até o curativo. Sou muito feliz sendo atendido aqui”, disse o paciente IIídio de Araújo Neto, 64 anos, representante comercial e morador da 508 sul.

Para o coordenador-geral de Saúde de Taguatinga, Otávio Augusto de Siqueira, o livro servirá de guia para nortear as reflexões sobre o tema. “Estamos muito felizes por termos sido contemplados com o lançamento de uma obra tão importante para a endocrinologia brasileira e internacional. Sabemos que essa obra irá fomentar os estudos de casos no campo científico”, declara o médico.

Sinopse do Livro:

As neuropatias diabéticas representam as formas mais comuns de complicações entre os pacientes com diabe¬tes mellitus uma vez que comprometem diferentes partes do sistema nervoso.

A maioria dos casos evolui sem sintomas, o que favorece traumas despercebidos, principalmente nos pés, levando ao tripé: insensibilidade, deformidade e trau¬ma. A doença compromete em torno de 50% dos pacientes diabéticos e acarreta dor crônica, amputações e internações hospitalares.

Acredita-se que, de todas as amputações não traumáticas de membros inferiores, 40% a 70% são realizadas entre pessoas com diabetes e, dessas, 85% são precedidas por úlceras nos pés. Portanto é fundamental o reconhecimento precoce da doença, prevenção e o tratamento adequado e em tempo hábil.

Neuropatias e pé diabético constitui uma ferramenta útil trazendo conhecimento sobre esses temas tão relevantes, colocando à disposição dos leitores informações atualizadas e embasadas sobre essas doenças:

? Mecanismos fisiopatológicos
? Diagnóstico precoce
? Aspectos psicossociais
? Ulcerações
? Tratamento cirúrgico
? Doença arterial periférica
? Infecção e osteomielite
? Pé de Charcot
? Atuação da equipe multidisciplinar no tratamento.
? Diretrizes práticas recomendadas pelos organismos internacionais de referência
? Acesso às fichas clínicas utilizada na Secretaria de Saúde do DF e aprovadas pelo BrasPEDI: Grupo Brasileiro de Pé Diabético, vinculado à Sociedade Brasileira de Diabetes

Por Claudete Nascimento e William Rodriguez, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa
(61)3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...