Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/03/16 às 11h00 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Saúde discute medidas de prevenção às infecções relacionadas à assistência

COMPARTILHAR

Reunião contou com representantes de hospitais públicos, privados e militares

BRASÍLIA(31/03/2016) – As medidas para a prevenção das infecções relacionadas à assistência foi o tema discutido na reunião mensal da Gerência de Risco em Serviço de Saúde, da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS). Participaram do encontro representantes dos serviços de controle de infecção dos hospitais públicos, privados e militares do Distrito Federal.

O debate tem como objetivo orientar os profissionais, e promover a integração entre as unidades, uma vez que são expostas as experiências vivenciadas nos hospitais. “A estratégia para implementar as medidas depende do comprometimento da direção do hospital e do envolvimento dos profissionais de saúde”, disse a enfermeira do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar do HBDF, Monalisa Barbosa.

Todos os hospitais do DF possuem um Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Este setor tem, entre outras, a responsabilidade de implantar ações de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência, que correspondem à adoção de normas e procedimentos seguros e adequados para a manutenção da saúde dos pacientes, dos profissionais e dos visitantes, a fim de evitar a transmissão hospitalar de microrganismos e de infecções.

As mais importantes ações de prevenção são a correta higienização das mãos dos profissionais de saúde, o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) conforme as situações de exposição dos profissionais, o controle do uso de antimicrobiano, a fiscalização da limpeza e desinfecção de artigos e superfícies.

Leia também...