Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/11/19 às 10h35 - Atualizado em 13/11/19 às 15h17

Saúde e Educação iniciam intervenções do Alimenta aí, Galerinha

COMPARTILHAR

Crianças do Guará, Asa Norte, Paranoá e Santa Maria já foram contempladas

 

Os projetos de intervenção do  Alimenta aí, Galerinha, parceria das secretarias de Saúde e Educação que trabalha a temática da alimentação infantil, começaram nesta terça-feira (12), em escolas do Guará, Asa Norte, Paranoá e Santa Maria.

 

Uma delas, a Escola Classe 403 Norte, reuniu 358 alunos com idade entre quatro e 11 anos de idade para contar a história do livro O cardápio maluco. Depois, foram apresentados vídeos sobre alimentação saudável. No dia 19 de novembro, haverá teatro e estande com demonstração de quantidades de açúcar, sal e gordura dos alimentos.

 

Na Escola Classe SRIA, do Guará, 115 estudantes de cinco a 10 anos de idade participaram das atividades. “Com os de cinco anos, contamos a história do livro O caso da caçarola amarela. Após as histórias, as crianças puderam pegar alguns vegetais, frutas e legumes e descobrirem o nome de cada um. Em seguida, desenvolveram uma atividade com massa de modelar sobre um pratinho amarelo, reproduzindo alimentos saudáveis,  para fazer o reforço positivo de tudo que elas vivenciaram”, detalha Letícia Caixeta, fisioterapeuta da Diretoria de Atenção Primária da Região de Saúde Centro-Sul.

 

Com as crianças maiores, foram repassadas orientações sobre o que são alimentos in natura, processados e ultraprocessados. Na próxima semana, terá uma gincana entre eles, dentro da temática. “Já passamos algumas atividades para eles, como escolha do nome da equipe, associando a cor do grupinho com um alimento saudável, além de um vídeo com uma receita saudável criada por eles”, conta Letícia.

 

No Paranoá, a ação foi com turmas do quarto e quinto anos. Na ocasião, trabalharam a ideia dos alimentos ultraprocessados, ensinando as crianças entre nove e 11 anos de idade a identificá-los. No dia 19 de novembro, outras escolas receberão o projeto.

 

AÇÃO – O Alimenta Aí, Galerinha atua por meio de ações de educação alimentar e nutricional. A iniciativa relaciona-se com os objetivos do Programa Crescer Saudável, do Ministério da Saúde, que abrange ações de vigilância nutricional,  promoção da alimentação adequada e saudável, incentivo às práticas corporais e de atividade física, e ações voltadas à oferta de cuidados às crianças que apresentam obesidade.

 

Alline Martins, da Agência Saúde

Fotos: Divulgação/Saúde-DF

Leia também...