Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/12/21 às 9h50 - Atualizado em 3/12/21 às 11h03

Saúde e Segurança abrem ponto de vacinação volante em São Sebastião

Local vai funcionar nesta sexta (3) e sábado (4), das 9h às 14h

 

ADRIANA SILVA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

 

Uma nova ação de vacinação volante vai reforçar a campanha contra a covid-19 nesta sexta-feira (3) e no sábado (4). Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, a Secretaria de Saúde vai abrir um ponto de imunização, em São Sebastião, para atender todos os públicos a partir dos 12 anos com primeira e segunda dose, dose de reforço e dose adicional. As ações “extramuros” estão ocorrendo no DF desde o primeiro Dia D, em 27 de novembro.

 

Vacinação contra a covid-19 alcança toda a população vacinável do DF – Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

O objetivo da Secretaria de Saúde é levar a vacina cada vez mais perto da população. Segundo o titular da pasta, general Manoel Pafiadache, as ações que estão ocorrendo do lado de fora das unidades de saúde passarão a ocorrer com maior frequência. “Queremos atingir o máximo possível de pessoas vacinadas no DF”, enfatiza o secretário. Ainda segundo ele, uma outra ação conjunta está sendo organizada junto ao Corpo de Bombeiros.

 

“O carro chefe de tudo o que queremos fazer para estarmos bem com a possibilidade de uma nova onda (de casos de covid-19) é a vacinação. Nesta sexta e sábado estaremos juntos com a Secretaria de Segurança, em São Sebastião. Vamos ter uma barraca nossa para fazer a vacinação e já estamos em contato com o nosso valoroso Corpo de Bombeiros que vai nos ajudar com ambulâncias e bombeiros de modo que a gente possa ir ao encontro da população na área urbana e, também, na área rural”, afirma.

 

O secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, também destaca o alcance dessa iniciativa. “A integração que sempre ressaltamos não se trata apenas das tratativas com as forças de segurança, mas com o governo, de forma geral”, afirma. “Será uma oportunidade de reforçar a importância da vacinação, seguindo os esforços que o Governo do Distrito Federal tem feito para que a população seja imunizada com mais celeridade”.

 

A vacinação ocorrerá numa estrutura montada no estacionamento ao lado da Administração Regional de São Sebastião. Além desse serviço, a população terá acesso, no mesmo local, à emissão de carteira de identidade e orientações sobre programas do GDF. O horário de atendimento será das 9h às 14h.

 

Vacinação antirrábica

 

No sábado (4), também das 9h às 14h, haverá vacinação antirrábica durante o evento. Cães e gatos saudáveis a partir dos 3 meses de idade podem ser vacinados.

Caso o animal receba a vacina pela primeira vez, deverá ser vacinado novamente após 30 dias. A proteção contra a raiva é importante, pois é uma doença infecciosa de origem viral capaz de levar as vítimas a óbito em praticamente 100% dos casos. A doença acomete todas as espécies de mamíferos, inclusive, seres humanos.

 

É importante destacar que a raiva é a única doença infecciosa de origem viral que pode gerar uma encefalite aguda. O único caso de raiva humana, no Distrito Federal, foi registrado em 1978. Já o último caso diagnosticado em cães foi em 2000 e, em gatos, no ano de 2001. O vírus rábico circula no DF em quirópteros, nos bovinos, equídeos e outros animais.