Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/04/20 às 15h12 - Atualizado em 20/04/20 às 15h43

Saúde e Segurança Pública visitam obras do hospital de campanha na Papuda

Objetivo foi verificar o andamento da estrutura que será montada

 

Neste domingo (19), o secretário de Saúde, Francisco Araújo, visitou o início das obras de instalação do hospital de campanha no Complexo Penitenciário da Papuda, em companhia do secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, gestores das duas pastas e profissionais da unidade prisional.

 

O objetivo da visita foi verificar in loco o planejamento do projeto e o andamento das obras da estrutura, que oferecerá 10 leitos de suporte avançado e 30 de enfermaria para a população carcerária com Covid-19. A previsão inicial é de que o hospital de campanha seja entregue em cerca de 30 dias, caso as chuvas não atrasem o andamento das obras.

 

Na oportunidade, foi confirmado que o processo topográfico de nivelamento do terreno já se iniciou no então campo de futebol do presídio, onde será instalada a unidade hospitalar. Ao todo, serão 900 metros quadrados de área construída. O espaço receberá contêineres que serão usados como estrutura para o hospital de campanha.

 

Eles terão sistema de isolamento térmico e acústico, além de uma rede de fibra óptica para se interligar ao sistema da Secretaria de Saúde e suportar as câmeras de vigilância. Tudo compatível com as condições de segurança do presídio e, ao mesmo tempo, atendendo os requisitos sanitários para atendimentos.

 

De acordo com o secretário de Saúde, o hospital de campanha será essencial para impedir a disseminação do novo coronavírus entre a população carcerária. “Fizemos um esforço sobre-humano, com servidores trabalhando dia e noite, para entregar em tempo recorde a instrução do processo para iniciar as obras. Tudo que será feito aqui é resultado de muito trabalho, para garantir mais segurança e saúde a todos”, afirmou Francisco Araújo.

 

Também participaram da visita os secretários-adjuntos de Gestão em Saúde, Eduardo Pojo, e de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares; o subsecretário de Infraestrutura, Isaque Albuquerque; a subsecretária de Logística, Mariana Rodrigues; e o subsecretário do Sistema Penitenciário, Adval Cardoso.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Breno Esaki, da Agência Saúde