Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/05/14 às 21h09 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Saúde examinará estudantes em Campanha contra Hanseníase

COMPARTILHAR

Objetivo é atender 60 mil crianças da rede pública de ensino

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) está realizando a Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíases, que terá lançamento, nesta quarta-feira (28) no Ministério da Saúde. As ações no DF começaram no dia 26 e vão até a próxima sexta (30) em 93 escolas públicas do DF, com objetivo de atender 59.468 estudantes.

De acordo com a subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Coelho Cunha, o objetivo da campanha é detectar, precocemente, casos de hanseníase e tratar com Albendazol (vermífugo) escolares de 5 a 14 anos. “Queremos avançar no processo de eliminação da hanseníase como problema de saúde pública e de controle das geohelmintíases, e também contribuir para a operacionalização do Plano de Eliminação da Hanseníase do Ministério da Saúde”, afirmou.

O Distrito Federal registrou 188 casos novos em 2013, desse total cinco são em menores de quinze anos. Em 2014, foram diagnosticados 45 pacientes com Hanseníase, inclusive dois eram adolescentes.

Nos últimos cinco anos ocorreu diminuição no número de casos absolutos em crianças, entretanto, se mantendo nos parâmetros de média das endemias do Ministério da Saúde. Desta forma é de fundamental importância a realização da Campanha em escolares, de forma descentralizada, com o intuito de realizar a triagem em um maior número de crianças nas diversas regionais do DF.

Por Jozeías Nunes, da Agência Saúde DF

Leia também...