Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/08/17 às 11h10 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Saúde fortalece debate sobre vigilância epidemiológica hospitalar

COMPARTILHAR

Objetivo é aperfeiçoar controle das doenças e assistência

BRASÍLIA (25/8/17) – Com objetivo de elevar a qualidade dos dados epidemiológicos registrados pelos hospitais, a Subsecretaria de Vigilância à Saúde realiza a primeira reunião técnica de Vigilância Epidemiológica Hospitalar. O evento, iniciado nessa quinta-feira (24) e encerramento hoje (25), conta com a presença de representantes de unidade públicas e privadas do DF, Goiás, Pernambuco e Ministério da Saúde.

“O evento tem como foco principalmente as notificações compulsórias. O sistema de saúde precisa trabalhar com informações. À medida que identificamos casos de relevância de saúde pública como dengue e doenças de notificação compulsória, conseguimos agir para tomar medidas de prevenção e controle dos agravos”, disse o subsecretário de Vigilância à Saúde, Marcus Quito.

O coordenador Geral de Vigilância e Respostas às Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde, Márcio Garcia, destacou que os núcleos de vigilância hospitalares fazem parte de uma estratégia importante e eficaz para o fortalecimento do sistema.

“Eles são relevantes, principalmente, para detecção das doenças, investigação e notificação. Por isso, o Ministério da Saúde apoia esse evento para aprimorar a rede em âmbito hospitalar”, destacou Garcia.

“Em Goiás, nossa vigilância epidemiológica está inserida no Centro de Informações Estratégicas. Temos dados da rede pública, mas precisamos avançar no desafio de conseguir também inserir a rede particular”, contou a coordenadora Estadual do Centro de Informação Estratégica, Ana Cristina Gonçalves.

Confira a programação completa do evento.

Leia também...