Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/09/13 às 17h53 - Atualizado em 30/10/18 às 15h07

Saúde inaugura 2ª Clínica da Família no Recanto das Emas

COMPARTILHAR

Oitava unidade do DF atenderá 20 mil pessoas

Fotos: Renato Araújo

A dona de casa Rita de Cássia Gonzaga da Silva , 46, é um dos 20 mil moradores do Recanto das Emas beneficiados com a inauguração, na manhã desta quarta-feira (18), de mais uma Clínica da Família, na quadra 308. A unidade, com custo estimado em R$ 3.180.493,78, abriga cinco equipes da Estratégia Saúde da Família.

“A inauguração desta Clinica da Família é mais uma conquista que faz parte da ampliação da atenção básica no Distrito Federal”, ressalta o governador Agnelo Queiroz. Segundo ele, a estrutura vai proporcionar condições dignas de trabalho para os servidores e um atendimento mais organizado aos pacientes.

O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, destacou que a nova clinica é um belo equipamento de saúde. De acordo com ele, a inauguração é mais uma etapa vencida no esforço de recuperação da saúde do DF, dentro do desafio proposto pelo governo local para mudar o modelo de assistência que agora prioriza a atenção primária.

A unidade, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, presta atendimento aos moradores da área de abrangência – quadras 302 a 310, 110 a 114 e 508 a 510. As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e técnicos em higiene bucal. Cada equipe tem capacidade para atender até quatro mil pessoas.

Durante a solenidade de inauguração, a dona de casa Rita de Cassia agradeceu ao governador os investimentos na saúde da cidade. “Eu tenho pressão alta, sou obesa, sou acompanhada pelas equipes da saúde da família e estou muito contente com o atendimento”, disse, acrescentando que também foi bem atendida na UPA, durante uma crise hipertensiva.

No total são oito Clínicas da Família no Distrito Federal. Duas no Recanto das Emas, quatro em Samambaia, além de duas no Areal e Sobradinho (Nova Colina).

Com um espaço físico de cerca de mil metros quadrados, a Clínica da Família conta com nove consultórios para atendimento médico e de enfermagem e cinco consultórios odontológicos, além de salas de curativo e coleta de material para exames laboratoriais. O local também tem serviço de eletrocardiograma, com acesso à telemedicina.

A unidade oferece serviços de acolhimento, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, planejamento familiar, pré-natal, curativos, acompanhamento de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, atividades educativas em saúde e atendimento a pequenas urgências.
Para o coordenador-geral de Saúde do Recanto das Emas, Fábio Alauri Sabino, a nova clínica vai qualificar o atendimento à população e proporcionar mais conforto às equipes, que antes trabalhavam de forma improvisada no Centro de Saúde 1.

Qualificação do trabalho
A Clínica da Família do Recanto das Emas também terá uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). O grupo, formado por especialistas – pediatra, ginecologista, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista e farmacêutico – desenvolve ações em apoio as equipe da ESF que incluem capacitação e a educação permanente de profissionais de saúde para aumentar a capacidade resolutiva do atendimento.

Além da nova clínica da família, o Recanto das Emas possui outra unidade na quadra 104/105, entregue em dezembro de 2012, dois centros de saúde, um posto urbano e uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas –, localizada na quadra 400/600. Desde a inauguração, em junho de 2012, a UPA já atendeu 165 mil pacientes. Na região administrativa estão implantadas 23 equipes da Estratégia Saúde da Família para atendimento exclusivo na atenção básica.

Celi Gomes