Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/12/13 às 11h47 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Saúde inaugura brinquedoteca Renato Russo

COMPARTILHAR

O espaço lúdico funcionará no Hospital de Taguatinga

As crianças do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) ganhou nesta quarta-feira (18),  a Brinquedoteca Renato Russo, localizada na ala da pediatria. O espaço tem o objetivo de promover a interação física e psico-pedagógica dos pacientes, proporcionando entretenimento e ambiente adequado de estudo durante o período de internação hospitalar.

O projeto da brinquedoteca Renato Russo foi idealizado pela ONG Amigos da Vida em parceria com o Governo do Distrito Federal e tem como madrinha, Maria do Carmo Manfredini, mãe do cantor falecido.

O vice-presidente da ONG Amigos da Vida, Ângelo Guimarães, destaca o atendimento realizado pelo projeto no Distrito Federal. “Anualmente, a Brinquedoteca Renato Russo atende cinco mil pacientes, que engloba o atendimento de crianças com diversas patologias, inclusive soropositivas”.

“Estamos recebendo a sétima brinquedoteca inaugurada pela SES/DF, o que nos deixa muito honrados. Sabemos que esse novo serviço auxiliará, significativamente, no atendimento dos pacientes internados ou em consulta ambulatorial, na faixa etária de 0 a 14 anos”, disse o coordenador-geral de Saúde de Taguatinga, Otávio Augusto de Siqueira.

Para implantação da brinquedoteca, um espaço de 42 metros quadrados foi planejado e adaptado às crianças que poderão participar de atividades de entretenimento, individualmente ou em grupo, utilizando os brinquedos, assistindo vídeos educativos e realizando leitura de livros e revistas.

“Estou muito feliz com essa brinquedoteca. A minha filha, Miriam, de 10 anos, está internada no HRT há dois meses e a partir de agora ela vai ter mais opções para estudar e brincar”, declara Raimunda Gomes Silva, auxiliar de serviço gerais e moradora de Samambaia Norte.

A pedagoga da Secretaria de Educação que trabalha no HRT, Sandra Lima, destaca o caráter pedagógico que será desenvolvido na brinquedoteca. “Esse novo espaço é um sonho realizado que soma ao trabalho da Classe Hospitalar. Queremos reconstruir, por intermédio do estudo e da brincadeira lúdica, um mundo melhor para essas crianças que sofreram alguma perda, inclusive da saúde”.

No HRT, de janeiro a outubro deste ano, foram realizadas 51.553 consultas ambulatórias; 43.372 atendimentos na emergência e 2.283 internações na pediatria.

Serviço:

Unidade onde funcionam as Brinquedotecas Renato Russo:

1 – Hospital Dia
Endereço: EQS 508/509 s/n c 1, Brasília – DF

2 – Hospital Regional da Ceilândia – HRC
Endereço: QNM 27 Área Especial 01 – 72 215-170 – Ceilândia DF

3 – Hospital Regional do Paranoá
Endereço: Quadra 02 Conj K Lote 01 Setor Hospitalar – 71.570-130

4 – Creche Jardim do Éden
Endereço: QN 3 ae 1/2 – Riacho Fundo

5 – Associação Brasileira de Odontologia – RJ
Endereço: Rua Barão de Sertório, 75 – Rio de Janeiro

6 – Hospital Universitário de Brasilia – HUB
Endereço: SGAN 605, Av. L2 Norte Brasilia / DF – CEP: 70.830-200

7 – Hospital Regional de Taguatinga – HRT
Endereço: QNC – Área Especial Nº 24 – Taguatinga Nort

Por Claudete Nascimento, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61)3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...