Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/01/12 às 17h07 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Saúde inaugura mais uma Farmácia Especializada

A Secretaria de Saúde vai inaugurar nesta sexta-feira, às 10h, mais uma Farmácia Especializada para entrega de medicamentos 00011552da alta complexidade. O serviço funcionará na Praça do Cidadão em Ceilândia – EQNM 18/20. Com a inauguração,  passam a ser disponibilizados dois locais para atendimento ao usuário, um em Ceilândia e o outro já existente, na Estação do Metrô da Quadra 102 – Asa Sul.
 
A Unidade da Farmácia Especializada em Ceilândia visa propiciar a disponibilização de medicamentos o mais próximo possível da casa do usuário, de acordo com o plano diretor de regionalização. O atendimento será prestado por 11 farmacêuticos e 32 técnicos administrativos.

A expectativa da Secretaria de Saúde é que cerca de 15 mil usuários da região sejam cadastrados e passem a receber medicamentos  na nova farmácia nos próximos meses. Para fevereiro, estão sendo aguardadas cerca de 2.600 renovações  das  Autorizações de Procedimento da Alta Complexidade (Apac).

A meta da Secretaria de Saúde é direcionar para a Unidade Ceilândia os usuários das regiões Oeste e Sudoeste do DF, que englobam Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas e Brazlândia. Estima-se que, em três meses, serão transferidos para a Unidade de Ceilândia cerca de 8 mil usuários que vinham sendo atendidos na Unidade da Asa Sul. 
De acordo com informações da Diretoria de Assistência Farmacêutica/SES-DF, a partir da inauguração da nova farmácia, os usuários residentes nas regiões Oeste e Sudoeste do DF, que precisarem de cadastro inicial, deverão solicitá-lo já na Unidade de Ceilândia.
Já os usuários residentes nessas regiões que eram atendidos na Unidade da Asa Sul deverão aguardar o vencimento da Apac de seus medicamentos,  para então realizar a renovação na Unidade de Ceilândia. Por isso, é necessário que esses usuários fiquem atentos ao vencimento das Apac, pois, para a renovação, deverão se dirigir obrigatoriamente até a Unidade de Ceilândia. Enquanto as Apacs estiverem válidas, o medicamento continuará a ser dispensado na Unidade da 102 Sul. 
Uma vez transferido ou cadastrado em Ceilândia, o usuário somente será atendido nessa unidade, salvo se mudar sua residência para outra região não contemplada pela Farmácia Especializada. Assim, o usuário cadastrado na Unidade da Ceilândia será sempre atendido nessa unidade e o usuário que permanecer cadastrado na Asa Sul, continuará a ser atendido na Unidade da 102 Sul. 
00011551A descentralização da Farmácia Especializada visa garantir o acesso ao medicamento para o cidadão o mais próximo de sua residência, com agilidade e humanização.
Saiba Mais
A execução do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica é regulamentada pela Portaria do Ministério da Saúde nº 2.981, de 26 de novembro de 2009. Nesta Portaria, é definido que o usuário, ao solicitar seu tratamento medicamentoso, deve apresentar a documentação necessária para o seu caso, a qual deve estar de acordo com os critérios preconizados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. Por esse motivo, devem ser cumpridas as etapas de cadastro do usuário, solicitação, avaliação, autorização e dispensação dos medicamentos e renovação da continuidade do tratamento.
 
Ascom SES-DF