Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/08/21 às 15h23 - Atualizado em 21/08/21 às 15h10

Saúde inclui adolescentes de 12 a 17 anos para receberem doses remanescentes da vacinas Pfizer-BioNTech

A Secretaria de Saúde atualizou as regras para aplicação das doses remanescentes, popularmente chamadas de “xepa”, para a vacina Pfizer-BioNTech. De acordo com a pasta, para evitar o desperdício de doses e considerando que nesta terça teve início a vacinação do grupo de 18 e 19 anos, a partir de agora, as doses remanescentes desta vacina poderão também ser aplicadas nos adolescentes de 12 a 17 anos.

 

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

A Secretaria ressalta que somente poderá ser aplicada nesse grupo a vacina da Pfizer-BioNTech, tendo em vista que é a única no momento que possui autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada nessa faixa etária.

 

Cabe esclarecer que, assim como já ocorria antes, as xepas são sobras do último frasco aberto em cada ponto de vacinação. O frasco da vacina Pfizer-BioNTech possui 6 doses e, no máximo, poderá haver sobra de 5 doses, podendo, inclusive nem ocorrer em determinados locais.

 

A Secretaria informa, por fim, que as doses remanescentes são aplicadas priorizando pessoas com comorbidades e, em seguida, dos mais velhos para os mais novos. Tão logo o Distrito Federal receba pelo Ministério da Saúde novas remessas da vacina Pfizer, o objetivo será iniciar de forma regular a vacinação desse público de 12 a 17 anos sem comorbidades.