Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/02/12 às 16h57 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Saúde inicia força tarefa contra a dengue em Planaltina

A Secretaria de Saúde inicia neste sábado (11) uma força tarefa em Planaltina para dar continuidade às ações de controle da dengue. O ponto de concentração será no estacionamento do Centro de Múltiplas Funções, próximo à Administração Regional, às 8h30. Em seguida, as equipes serão distribuídas pela cidade para visita às residências, a partir das 9h.

O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, e o subsecretário de Vigilância à Saúde, José Carlos Valença estarão presentes no início dos trabalhos, que contará com a participação de aproximadamente 350 servidores da Diretoria de Vigilância Ambiental, que atuarão na Vila Nª Sª de Fátima, jardim Roriz, quadras 01, 02, 03, 04,0 05 e 06 e Vale do Amanhecer CR 70 a 89.

Adicionalmente, será realizado bloqueio de transmissão de casos, por equipes com bombas costais na Vila Buritis quadra 02 conjunto B; quadra 05 conjunto H; quadra 06 Conjunto C. Quadra 68 do Setor Tradicional e Qaudra 120 do Setor Sul.

Segundo o diretor do Programa de Prevenção e Controle da Dengue, Ailton Domício da Silva, o objetivo dessa ação é reduzir o risco de transmissão, dimuindo os índices de infestação predial do Aedes aegypti nessas áreas.

De acordo com o Levantamento Rápido de Índice de Infestação para Aedes aegypti, realizado em janeiro, foram encontrados 4,5% de infestação predial no Jardim Roriz, Vila Nossa Senhora de Fátima, Setor Tradicional, Cond. Sarandy, Fazenda Mestre D'armas, Cond. Veneza, Recanto Feliz, Cond. Flamboyant, Quintas do Amanhecer III, Cond. Mansões do Amanhecer e Vale do Amanhecer. Além desses, o índice foi de 1,8% em Buritis I, II, III e IV. Vale ressaltar que o índice considerado satisfatório fica abaixo de 1%.

As demais áreas de Planaltina estão sendo trabalhadas durante a semana. A operação tem apoio do CBMDF, que fornecerá seis ônibus para o deslocamento dos servidores, além de parceria com a Administração Regional, SLU e Novacap.