Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/06/14 às 20h26 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Saúde leva Unidades Móveis à Fábrica Social

COMPARTILHAR

Consultas, exames e entrega de óculos

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) leva aos 1.400 aprendizes da Fábrica Social os serviços oferecidos pelas Unidades Móveis Oftalmológica e da Mulher. Com horário de atendimento das 7h às 17h, as duas carretas estarão no local até amanhã (10) e sexta-feira (13), respectivamente.

A Carreta Oftalmológica oferecerá consultas, entrega de óculos, além de agendar as cirurgias de catarata para a unidade que está no Gama, onde as consultas serão realizadas até 14 de junho. A primeira fase das cirurgias acontecerá de 10 a 23 de junho. Quanto à Carreta da Mulher, serão feitos os exames de mamografia e ecografia. Para ter acesso aos serviços é necessário apresentar carteira de identidade, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Sudo, a Fábrica Social possui uma missão importante para o desenvolvimento profissional e comenta ainda que a maioria dos aprendizes é composta por mulheres, com mais de 30 anos. “São pessoas que buscam se qualificar em uma atividade profissional e que precisam se cuidar. Dessa forma, a SES trouxe os serviços das carretas a fim de prestar assistência a esse público. Devemos investir na saúde desses alunos para que eles possam se sentir bem e atuar melhor”, diz.

Fábrica Social
Trata-se de um Centro de Capacitação Profissional criado com o objetivo de promover a cidadania por meio da capacitação e da qualificação de pessoas. Em atividade desde agosto de 2013, consiste na confecção de uniformes escolares e na produção de artigos diversos, em especial esportivos, por indivíduos em situação de vulnerabilidade social residentes no DF. Está localizada no SCIA Quadra 17, conjunto 02 Lote 16 – Cidade do Automóvel.

Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF

Leia também...