Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/05/18 às 15h40 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Saúde mais Florida volta ao Adolescentro

Expectativa é de que mais 50 orquídeas sejam plantadas na unidade – Foto: Matheus Oliveira

 

Responsável pelo atendimento ambulatorial de jovens, o Adolescentro recebeu, nesta quarta-feira (30), a terceira edição do projeto “Saúde Mais Florida”.

 

A iniciativa, que faz parte do projeto “Brasília: capital das orquídeas”, tem como objetivo incentivar o plantio da espécie para humanizar o ambiente nas unidades públicas de saúde do Distrito Federal.

 

A proposta consiste na comercialização de mudas de orquídeas, por um preço abaixo do mercado, nas instalações do Adolescentro. A cada duas mudas vendidas, uma é doada para a unidade participante do projeto.

 

O valor arrecadado é utilizado para manter o projeto, idealizado pelo orquidófilo João Bosco.

 

“Até agora, já foram plantadas 25 mudas e hoje serão plantadas mais 50 mudas de orquídeas. É muito interessante pensar que idealizamos este projeto com alguns objetivos e estamos nos deparando com resultados para além dos objetivos iniciais”, disse o gerente de Voluntariado da pasta, Cristian da Cruz.

 

Segundo ele, a iniciativa contribui não só para embelezar o ambiente, mas para promover a interação entre voluntários, equipes e usuários. “O fato é que este projeto tem proporcionado momentos de leveza, principalmente, para a equipe de saúde que vive uma jornada estressante e por alguns minutos pode participar da seleção de uma orquídea e do processo de plantio que não dura mais do que cinco minutos”, enalteceu.

 

O gerente de Voluntariado considera, ainda, que a iniciativa é um sucesso em razão da adesão das unidades de saúde para promovem as novas edições. “ Já começamos a ter as primeiras florações de mudas plantadas em vários jardins”, finalizou.

 

PROGRAMAÇÃO – O Saúde mais florida também voltará a ser realizado no Hospital Materno Infantil de Brasília. Na próxima quarta-feira (6), o projeto fará sua segunda passagem pela unidade.

 

O cronograma prevê, ainda, atividades nos hospitais regionais de Taguatinga e de Samambaia, dentro da programação do III Fórum Regional Brasília Cidadã – Voluntariado Organizado, que ocorrerá de 11 a 15/6, na Região Sudoeste de Saúde, que engloba Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas, Águas Claras e Vicente Pires.

 

Os hospitais de Base, Apoio, Asa Norte, Materno Infantil, Guará, Taguatinga, Samambaia, além do Instituto de Saúde Mental, Administração Central e centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Guará I e de Sobradinho, já receberam o projeto.

 

TEXTO: Ailane Silva, da Agência Saúde