Atendimento ambulatorial relacionado à saúde mental infantil
Unidade de atendimento ambulatorial multiprofissional e interdisciplinar que presta atendimento de caráter não intensivo a crianças com até 11 anos, 11 meses e 29 dias, e suas famílias.
Os casos que demandam atendimento intensivo, ou seja, cuidado diário, oferecido quando a pessoa se encontra com grave sofrimento psíquico, em situação de crise ou dificuldades intensas no convívio social e familiar, e precisam de atenção contínua, serão direcionados aos Centros de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi).
A assistência ocorre por meio de consultas individuais, familiares ou em grupo. A frequência das consultas será definida pela equipe de atendimento, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal.
O Centro oferece às crianças acompanhadas no serviço (e a seus familiares) atendimento ambulatorial em uma abordagem psicossocial, composta por assistente social, equipe de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, neuropediatra, nutricionista, pediatra, psicólogo, psiquiatra, técnico em encefalograma e terapeuta ocupacional. A unidade também realiza exames de eletroencefalograma e audiometria.
Atendimento (acesso ao serviço)
O atendimento do ambulatório especializado em saúde mental infanto-juvenil é feito via unidade básica de saúde (UBS) de referência. O serviço é oferecido para crianças até 11 anos, 11 meses e 29 dias, com transtornos mentais moderados junto ou não do uso eventual de substâncias psicoativas, conforme os critérios de encaminhamento da Nota Técnica n° 1/2018 – SES/SAIS/COASIS/DISSAM.
Prestação de serviços
Após a inserção do usuário no sistema de regulação, pela UBS, o paciente deve aguardar a convocação para o primeiro atendimento na unidade. A regulação faz contato por telefone e é de extrema importância que as famílias mantenham seus dados atualizados no CadSus. Os dados podem ser atualizados na UBS.
Os usuários acompanhados no COMPP deverão continuar o acompanhamento também na UBS de referência.
Documentação necessária
Documentos Pessoais:
- Documento oficial de identificação;
- Cartão Nacional do SUS (Cartão SUS);
- Comprovante de residência (recomendação, não obrigatório);
Observação: para pessoas em situação de rua esses documentos não são exigidos.
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h (exceto às terças pela manhã);
Área de abrangência:
Todo o Distrito Federal;
Locais de atendimentos
Endereço: Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 3, Bloco A, Asa Norte, Brasília/DF.
Telefones: (61) 2017-1991 (ramal 7771).
Contato institucional: (61) 98184-2216.
E-mail: contato.compp@saude.df.gov.br
Linhas de ônibus: todas com acesso à avenida W3 Norte.
Acessibilidade: disponível em todos os acessos da unidade de saúde.
Estacionamento: possui estacionamento para carros, moto e bicicletas (público).