Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/06/21 às 10h02 - Atualizado em 30/06/21 às 17h30

Saúde Mental: saiba onde procurar atendimento emergencial na rede pública

Todos os hospitais e Unidades de Pronto Atendimento estão aptos a atender pessoas em situação de urgência

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

A Secretaria de Saúde tem diversos serviços que atendem às urgências em Saúde Mental na população. O atendimento pode ser iniciado em todas as unidades de emergência dos hospitais gerais ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

 

Emergência do Hospital São Vicente de Paulo – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Alguns quadros de alterações mentais ou do comportamento comumente atendidos nos serviços de urgência e emergência são: intoxicação aguda ou abstinência de álcool ou outras drogas, crises de ansiedade, psicoses, agitação psicomotora, tentativas de suicídio, reações a eventos traumáticos, entre outros.

 

“O paciente que precisar de atendimento pela rede de urgência e emergência em Saúde Mental pode procurar o hospital de sua região de referência ou uma Unidade de Pronto Atendimento, pois qualquer uma dessas unidades realiza a avaliação clínica do paciente”, explica a diretora de Serviços de Saúde Mental, Vanessa Soublin.

 

Após a abordagem inicial, se for indicada internação, o paciente será encaminhado para o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Hospital de Base(HB), Hospital Universitário de Brasília (HUB) ou Hospital da Criança de Brasília (HCB), serviços onde há leitos de psiquiatria. A definição da unidade que irá atender o paciente depende das demandas de saúde apresentadas e de critérios já estabelecidos.

 

Estes hospitais contam com 122 leitos para internação psiquiátrica, sendo 83 no HSVP, 36 no HBDF, dois no HCB, e um no HUB. Vale lembrar que o HSVP possui ainda um pronto-socorro que funciona 24h para atendimento psiquiátrico de adultos. No entanto, a unidade não realiza atendimentos em Clínica Médica. “Só direcionamos o paciente para o Hospital São Vicente de Paulo se possíveis causas orgânicas ou comorbidades graves com os transtornos mentais forem descartadas”, informa Vanessa.

 

Equipe do Samu que faz atendimentos em saúde Mental – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) conta com um Núcleo de Saúde Mental, que funciona diariamente com equipe multidisciplinar, e realizando intervenções em crises agudas nos locais das ocorrências, bem como a remoção para os demais serviços de saúde da rede quando necessário. Este serviço deve ser acionado por telefone nos casos em que a pessoa esteja colocando em risco sua vida ou a de outras pessoas.